O ERP como um recurso na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

  • Roberto Cezar Datrino

Resumo

A proposta desse artigo é fazer uma breve reflexão sobre o ERP (Enterprise Resource Planning – Planejamento dos Recursos da Empresa) que é um modelo de gestão baseado num sistema de informação, com objetivo de promover a integração entre os processos de negócios da empresa e fornecer elementos para as decisões estratégicas. O sistema ainda possibilita à empresa automatizar e integrar a maioria de seus processos de negócio, compartilhar dados e práticas em toda a empresa e produzir e acessar as informações em tempo real. Será apresentada uma funcionalidade de informações para todas as áreas da empresa: vendas, contabilidade, engenharia, suprimentos, manufatura e também será apresentado no final um sistema ERP da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e suas vantagens após a implantação.

##submission.authorBiography##

Roberto Cezar Datrino

Mestre em Administração de Empresas, Pós-graduado em Metodologia e Didática do Ensino Superior, Pós-Graduando em MBA Gestão de Negócios em Logística, Graduado em Administração de Empresas e Economia, Professor da Faculdade Anhanguera de Osasco e das Faculdades Campos Salles, Professor do Senac de Osasco, Membro da Equipe de Trabalhos Interdisciplinares e do Núcleo de Iniciação Científica da Faculdade Anhanguera de Osasco, Membro do Comitê Técnico-Científico do Anuário da Produção Acadêmica Docente da Revista Anhanguera Educacional, orientador dos trabalhos de conclusão de curso das Faculdades Campos Salles e das Faculdades Anhanguera de Osasco e Supervisor dos Estágios da Faculdade Anhanguera de Osasco, membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) dos cursos de Administração de Empresa e Logística das Faculdades Campos Salles e membro do NDE do curso de Logística da Faculdade Anhanguera de Osasco.

Referências

CORRÊA, H. L. Planejamento, Programação e Controle da Produção: MRP II/ERP - conceitos, uso e implantação. São Paulo. Atlas. 2001.
EMPRESA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS. Disponível em: . Acesso em 13 mai. 2010.
GAITHER, N. & FRAZIER, G. Administração da Produção e operações. São Paulo: Guazzelli, 1999.
LAUDON, K. C. Sistemas de Informações gerenciais : administrando a empresa digital. São Paulo: Prentice Hall. 2004.
LAUGENI, F.P. & MARTINS, P.G. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva, 2005.
PADOVOZE, C. L. Sistemas de informações contábeis: fundamentos e análise. São Paulo: Atlas. 2004.
PRE. Disponível em: . Acesso em 10 mai. 2010.
SLACK, N. et alli. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 2002.
SOARES, E. “O que é um sistema ERP”. Disponível em:
. Acesso em 10 mai. 2010.
Publicado
2012-12-24
Como Citar
DATRINO, Roberto Cezar. O ERP como um recurso na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 10, p. 171-185, dec. 2012. ISSN 2316-3852. Disponível em: <http://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/134>. Acesso em: 07 aug. 2020. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i10.134.

Palavras-chave

ERP; Sistemas de informação; Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos