A importância das redes sociais no relacionamento interpessoal de alunos do ensino a distância

  • Angela Rizzo

Resumo

Este artigo tem a finalidade de abordar a importância das redes sociais no relacionamento interpessoal de alunos de cursos superiores a distância. As redes sociais podem ser utilizadas pelos professores para incentivar os alunos a se conhecerem melhor, com a finalidade de formação de equipes de trabalho por afinidade, visto que possibilita um maior conhecimento do seu colega de curso, podendo até criar relações amistosas entre eles, o que facilita a interação para o relacionamento nos estudos. Para abordar essas questões foi feita uma pesquisa, por meio de um questionário com alunos de um curso superior a distância. A fundamentação teórica foi baseada na teoria da psicologia sócio-histórica de Lev S. Vygotsky, in LUCCI (2006).

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Angela Rizzo

Psicóloga clínica desde 2009. Mestre em Educação, Psicóloga e Pedagoga. Especialista em Educação a Distancia e em Análise Psicodramática na Escola Paulista de Psicodrama (área clínica). Docente do Ensino Superior desde 2002, ministrando disciplinas presenciais em cursos de tecnologia e bacharelado, bem como em Educação a Distância. Docente em nível de Pós Graduação desde 2011. Orientadora de Projetos e de atividades complementares. Possui experiência na área administrativa como Assistente de Direção (área pedagógica). Participou da construção da CPA – Comissão Própria de Avaliação Institucional na Faculdade Radial, atual UniRadial, de 2004 a 2009. Coordenou Capacitação Docente do Colégio e Faculdade Anchieta de 2006 a 2010.

Referências

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social: 5º edição. Atlas, São Paulo, 1999.
LUCCI, M. A. A proposta de Vygostsky: A psicologia sóciohistorica. Artigo publicado na Revista de currículum y formación del profesorado, Universidade de Granada, Espanha, 2006.
LUNA, S.V. Planejamento de pesquisa. Educ, São Paulo, 2002.
VYGOTSKY, L.S. Obras Escogidas: problemas de psicologia geral. Gráficas Rogar. Fuenlabrada. Madrid, 1982.
VYGOTSKY,L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 5.ed. Martins Fontes, São Paulo, 1996.

SITES:
http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000789327 acesso em 22 de julho de 2011.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=002 acesso em 03/02/2012.
http://www.ugr.es/~recfpro/rev102COL2port.pdf acesso em 03/02/2012.
Publicado
2013-04-24
Como Citar
RIZZO, Angela. A importância das redes sociais no relacionamento interpessoal de alunos do ensino a distância. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 10, p. 51-60, apr. 2013. ISSN 2316-3852. Disponível em: <http://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/139>. Acesso em: 22 jan. 2020. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i10.139.

Palavras-chave

Redes sociais; interação; educação a distância