A educação superior e as novas tecnologias:Comprometimento de docentes e discentes

  • Robert Martins de Souza

Resumo

A educação é um dos temas mais recorrentes em toda a história do mundo. É sabido que os grandes pensadores incentivaram seus pupilos a difundirem os conhecimentos adquiridos, incrementaram o aprendizado, reescreveram os saberes passados por seus professores tornando-se eles mesmos os tutores de outras pessoas. Ao longo do tempo o ensino começou a ganhar metodologia didática, sendo seguido e desenvolvido por outros discentes que foram convertidos em docentes posteriormente. Mais tarde o sistema evoluiu para atender a necessidade de alcançar as pessoas que ansiavam por aprender, mas que não conseguiam, ou porque estavam muito distantes ou porque não tinham recursos suficientes para chegar ao professor. Aprendendo a ensinar os professores foram ao encontro aos alunos por meio do sistema educacional a distância, os sistemas de tecnologia da informação agregaram mais poder de transmissão do conhecimento, essa forma de compartilhar os saberes ganhou adeptos nas duas vertentes – discência e docência – com velocidade impressionante e atualmente a educação a distância alcança proporções crescentes ao mesmo tempo em que a qualidade acompanha esse movimento.

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Publicado
2012-12-28
Como Citar
SOUZA, Robert Martins de. A educação superior e as novas tecnologias:Comprometimento de docentes e discentes. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 10, p. 61-73, dec. 2012. ISSN 2316-3852. Disponível em: <http://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/140>. Acesso em: 26 sep. 2020. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i10.140.

Palavras-chave

Educação; tecnologia da informação; discência e docência