O uso de novas tecnologias pelos docentes no processo de ensino e os seus problemas na prática

  • Benedito Claret Barbosa

Resumo

A pesquisa sobreO uso das novas tecnologias pelos docentes no processo de ensino e os seus problemas na prática” promove uma discussão sobre os benefícios que as “Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC’s)” podem trazer para o processo de ensino-aprendizagem.  A aprendizagem, com o foco na modalidade da educação a distância (EAD). Investiga a resistência dos diversos professores que ainda não fazem uso destas tecnologias e procura compreensão para o fato.

Referências

ALMEIDA, M. E. B. de. Tecnologia e educação a distância: abordagens e contribuições dos ambientes digitais e interativos de aprendizagem. Disponível em http://www.imed.edu.br/ files/contents/9. PDF. Acesso em 2/09/2011.
BRITO, G. PURIFICAÇÃO, I. Educação e tecnologias: um (re)pensar. Curitiba: IBPEX, 2006.
CALDERÓN, G. C. As novas tecnologias da comunicação e da informação aplicadas à educação, 2007. Disponível em: http://www.unicentro.br/editora/revistas/analecta/v8n2/37-46.pdf. Acessível em 16/09/2011.
FERREIRA, L. de F. Ambiente de aprendizagem construtivista, 2004 Disponível em: < http://www.penta.ufrgs.br/~luis/Ativ1/Construt.html>. Acesso em 08/08/2011.
GALLI, F. C. S. O sujeito-leitor e o atual cenário tecnológico e globalizado, 2005. Disponível em http://www.letramagna.com/Fernanda_Correa_Silveira_Galli.pdf. Acesso em 08/10/2011.
JUNIOR, J. B. B; COUTINHO, C. P. A educação a distância para a formação ao longo da vida na sociedade do conhecimento, 2007. Disponível em http://repositorium.sdum.uminho. pt/ bitstream/1822/7056/1/EAD.pdf. Acesso em 08/08/2011.
KENSKI, V. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. 2. ed. Campinas: Papirus, 2004.
LETWIN. O. Educação a distância: Temas para o debate da educação. Porto Alegre: 2001.
LIGUORI, L. M. As novas tecnologias da informação e da comunicação no campo dos velhos problemas e desafios educacionais. In: LITWIN, EDITH (org). Tecnologia Educacional: políticas, histórias e propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
MACHADO, N. J. Conhecimento e Valor. São Paulo: Moderna, 2004.
MARTINS, J. G; CAMPESTRINI, B. B. Aprendizagem em disciplinas na modalidade de educação a distância no ensino superior. Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI/SC Abril/2004. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/072-TC-C2.htm, Acesso em 12 de maio de 2011.
MASETTO, M. T. Mediação Pedagógica e o uso da tecnologia. In: Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
MERCADO, L. P. L. Experiências com tecnologias de informação e comunicação na educação. Maceió: IUFAL, 2006.
MERCADO, L.P.L. Formação docente e novas tecnologias. Disponível em http://www.cedu.ufal.br/projetos/internet/brasiliadef.htm. Acesso em 10/10/2011.
MESSA, W. O uso das TICs em EAD: uma proposta inovadora ou uma reprodução de velhas práticas? 2010. Disponível em: http://infoeducativa.com.br/imprimir.asp?id=306. Acesso em 10/10/2011.
MORAN, J. M. Desafios na Comunicação Pessoal. 3ª Ed. São Paulo: Paulinas, 2007.
MORAN, J.M; MASETTO, M. T; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
PAPERT, S. Logo: computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1988.
PAULEK, P. M. Educando para a mídia na EAD, 2010. Disponível em http://www.artigos.etc.br/educando-para-midia-na-ead.html. Acesso em 05/10/2011.
ROSINI, A. M. A educação e o mito do ensino a distância no Brasil. Disponível em http://www.ipv.pt/millenium/Millenium29/10.pdf. Acesso em 10/10/2011.
DOLL, C. Psicologia y curriculum: una aproximación pedagógica e la elaboración del curriculum escolar. Barcelola: Paidós, 1992
KANT, I. Razão, Sonho e Sensibilidade, Rev. Mente, Cérebro & Filosofia. Vol. 2, 2ª Ed. 2011.
Publicado
2013-04-29
Como Citar
BARBOSA, Benedito Claret. O uso de novas tecnologias pelos docentes no processo de ensino e os seus problemas na prática. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 10, p. 74-87, apr. 2013. ISSN 2316-3852. Disponível em: <http://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/141>. Acesso em: 22 jan. 2020. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i10.141.

Palavras-chave

Tecnologias; Ensino; Docente