Discussão sobre o Business Intelligence em empresas de Tecnologia da Informação

  • Mauro Maia Laruccia Professor da FEA da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Analista da Fundacentro
  • Regiani Salvático Pereira da Silva FEA da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Gabriella Dottavio Chiarelli FEA da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

O objetivo geral é identificar como o Business Intelligence pode ajudar uma empresa na área de tecnologia da informação. O problema é baseado em BI e como sua utilização pode trazer benefícios para as empresas que o utilizam. Essas estão constantemente procurando a inteligência empresarial, por ser um método inovador de auxílio na tomada de decisões. Basicamente, este artigo está focado em empresas de tecnologia da informação, apesar de existir empresas de empresas de diversos setores que utilizam essa solução. O artigo conclui que o uso da ferramenta Business Intelligence vem crescendo assustadoramente conforme é empregado nas organizações.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983), mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é professor do Programa de Mestrado em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação da Universidade Braz Cubas, com pesquisa apoiada pela FAPESP, Professor da FEA/PUCSP, professor do Pós-graducão da FAAP e das Faculdades Integradas Campos Salles. Avaliador Ad Hoc do INEP/MEC
Publicado
2013-06-24
Como Citar
LARUCCIA, Mauro Maia; DA SILVA, Regiani Salvático Pereira; CHIARELLI, Gabriella Dottavio. Discussão sobre o Business Intelligence em empresas de Tecnologia da Informação. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 11, p. 140-146, june 2013. ISSN 2316-3852. Disponível em: <http://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/147>. Acesso em: 08 july 2020. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i11.147.

Palavras-chave

Business Intelligence; tecnologia da informação; tomada de decisões