O espírito empreendedor despertado pela educação diferenciada como ferramenta formadora que cria cultura e transforma pessoas

  • Neide Oliveira da Silva ENIAC-SP

Resumo

O artigo “A educação diferenciada como ferramenta formadora do espírito empreendedor cria cultura e transforma pessoas” investiga se o homem é realmente produto do meio. Analisa se a educação oferecida aos alunos, no ensino médio, desperta o espírito empreendedor. Pensa a educação diferenciada e a sua influência no espírito jovem empreendedor. Observa se o meio transforma e criando cultura. Na contemporaneidade, a educação caminha na direção e com a proposta de se adequar às tendências impostas pela mídia, atenta ao avanço tecnológico. A cultura da internet está implícita no cotidiano de um significativo percentual da população tanto no ambiente profissional e pessoal quanto acadêmico. Na era digital os sistemas educacionais precisam se equipar para responder ao impacto tecnológico, a comunicação audiovisual, a informática e a linguagem eletrônica entre outras ferramentas

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda na Faculdade Campo Limpo Paulista - FACCAMP. Pesquisadora do Programa de Mestrado em Administração. Professora e assessora da diretoria da Faculdade ENIAC

Referências

GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação – Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
_______. Educar para um outro mundo possível – Publisher, 2007.
______.Fórum Mundial de Educação: pro-posições para outro mundo possível. Loyola, 2009.
_________. História das Idéias Pedagógicas – São Paulo: Ática, 2004.
DURKHEIM, E. A evolução pedagógica; trad. Magne B. Porto Alegre. A. Médicas, 1995.
OLIVEIRA, Martha Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento. Um processo sócio-histórico São Paulo: Scipione, 1997.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação – São Paulo: Moderna, 1996.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? – São Paulo: Cortez, 2002.
MALHOTRA, N. Introdução à Pesquisa de Marketing – São Paulo: Prentice-Hall, 2006.
SACRAMENTO, do Mércia Helena e FERREIRA, Sandra Mara Bessa. O educador e a linguagem: interação e aprendizado Uma publicação do Centro de Ciências de Educação e Humanidades – CCEH Universidade Católica de Brasília – UCB. Volume I - Número 2 - Novembro 2004 - ISSN 1807-538X.
SARAMAGO, J. Claraboia. São Paulo: Companhia das letras. 2012.
NASSIF, Vânia Et AL, A Universidade Desenvolve Competências Empreendedoras? Um Mapeamento das Práticas de Ensino Numa Universidade Brasileira. Artigo EnePQ, 2012.
MULLER, Claudia Cristina. EAD nas Organizações – Crítica: IESDE, 2009.
Publicado
2013-06-26
Como Citar
SILVA, Neide Oliveira da. O espírito empreendedor despertado pela educação diferenciada como ferramenta formadora que cria cultura e transforma pessoas. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 11, p. 75-79, june 2013. ISSN 2316-3852. Disponível em: <http://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/153>. Acesso em: 02 apr. 2020. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i11.153.

Palavras-chave

Educação diferenciada; espírito empreendedor; Educação diferenciada