Criando e usando web service

  • João Alexandre Magri FICS-SP

Resumo

As aplicações projetadas para serem utilizadas via internet são chamadas de aplicações Web. Elas são executadas em um ambiente distribuído onde cada elemento da aplicação pode estar localizado em diferentes computadores conectados via internet. As aplicações Web também são chamadas de sites.  Um servidor Web é um software que permite a execução de uma aplicação Web. O computador que armazena o software servidor Web também é chamado de servidor Web, isto é, o software que ele armazena é o que o torna “especial” definindo o seu nome. O computador usado para acessar a aplicação Web é chamado de cliente. A interface desta aplicação é implementada através de um programa chamado do browser (navegador), portanto o usuário utiliza o browser para solicitar serviços e receber as respostas do software Web server. Existem situações em que o cliente nem sempre é um browser. Pode ser, por exemplo, outro programa escrito usando-se a linguagem Visual C#. Neste caso se tem dois computadores trocando dados sem o uso de um navegador, isto é, o cliente é um programa escrito em Visual C#. No processamento distribuído os computadores precisam trocar dados: o problema é que eles são representados em cada máquina usando-se formatos não padronizados o que inviabiliza a troca de dados entre máquinas. Existem várias tecnologias para o desenvolvimento de aplicações distribuídas. Uma delas é a Web Server que permite a troca de dados entre dois computadores conectados via internet ou intranet. Basicamente um Web Server é uma classe cujos métodos podem ser chamados a partir de métodos localizados em outras máquinas usando-se um protocolo de comunicação padronizado.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Engenharia. Professor e Coordenador do curso de Sistemas de Informação das Faculdades Interadas “Campos Salles”.

Referências

MAGRI, J. A. Programação C#. 1. Ed. São Paulo: Editora Érica, 2012.
MAGRI, J. A. e RODRIGUES, V. B. Princípios da Arquitetura Dirigida a Modelos (MDA). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação). Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, São Paulo, 2007.
MARGARIE, F. LINQ in action. 1. ed. California: O’ reilly Media Inc, 2008.
NAGEL, C. Professional C# and .NET 4. 1. ed. Indianapolis: Wiley Publishing, Inc, 2010
PIARLOSI, P. Programming Microsoft LINQ in Microsoft .NET framework 4.0. 1. ed. California: O’ reilly Media Inc, 2010.
RATTZ, J. Pro LINQ: Integrated Query in C# 2010. 1 ed. Indianapolis: Wiley Publishing, Inc, 2010
SHARP, J. Microsoft Visual C# 2008. 1. ed. Washington: Microsoft Press, 2008
STELLMAN, A. Head First C#. 1. ed. California: O’ reilly Media Inc, 2008.
Publicado
2013-06-26
Como Citar
MAGRI, João Alexandre. Criando e usando web service. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 11, p. 166-183, june 2013. ISSN 2316-3852. Disponível em: <http://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/160>. Acesso em: 02 apr. 2020. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i11.160.

Palavras-chave

Web Service; Visual C#; Web Server