EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS DA FÍSICA QUÂNTICA: UMA DESCRIÇÃO HISTÓRICA A PARTIR DA EVOLUÇÃO DA TERMODINÂMICA E DO ELETROMAGNETISMO

  • Luciano Galdino Faculdade Eniac
  • João Carlos Lopes Fernandes Faculdade Eniac

Resumo

Este artigo aborda o desenvolvimento da Física Quântica através de uma evolução cronológica e aponta os principais físicos que contribuíram com as suas teorias e também com os experimentos que validaram ou não essas teorias. A termodinâmica e o eletromagnetismo são duas grandes áreas da física que tiveram um papel decisivo para o surgimento e também para o desenvolvimento da Física Quântica e por esse motivo é mencionado neste artigo uma descrição breve de suas principais descobertas, destacando as teorias que culminaram como contribuição à Física Quântica. O tratamento matemático exposto se resume na apresentação das principais equações, isto é, não foi exposto o tratamento matemático detalhado e avançado, pois o foco do trabalho é de apresentar a evolução dos conceitos. É destacado também o desenvolvimento simplificado da estrutura atômica por ter sua evolução concomitante com a evolução da Física Quântica. 

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Professor de Física e Elementos de Máquina na Faculdade ENIAC. Mestre em Ciências Exatas e da Terra na área de Física Nuclear pela USP, especializado em Física pela USP e Licenciado em Matemática pela UNG
##submission.authorWithAffiliation##
Professor pesquisador na Faculdade ENIAC, professor associado do IMT e coordenador na Fatec São Caetano do Sul. Doutor em Engenharia biomédica pela UMC, Mestre em engenharia da computação IPT/USP, e Licenciado em Ciência da computação pela USCS

Referências

BERGIA, Silvio. Gênios da Ciência: Einstein. Scientific American Brasil. 2 ed. São Paulo: Duetto Editorial, p. 5-98, 2012.
EISBERG, Robert; RESNICK, Robert. Física Quântica. 23 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1979.
GRIBBIN, John. Fique por dentro da Física Moderna. 2 ed. São Paulo: Cosac e Naify, 2002.
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de Física: Gravitação, ondas e termodinâmica. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002. v2.
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de Física: Eletromagnetismo. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003. v3.
MAHAN, Bruce H. Química: um curso universitário. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1972.
PESSOA, Osvaldo J. Conceitos de Física Quântica. São Paulo: Livraria da Física, 2006. v2.
PIRES, Antonio S. T.. Evolução das ideias da Física. São Paulo: Livraria da Física, 2008.
SILVA, Indianara; FREIRE Jr, Olival. A descoberta do efeito Compton: De uma abordagem semiclássica a uma abordagem quântica. Revista Brasileira do Ensino de Física 36, n. 1, 1601 (2014).
TIPLER, Paul A.; LLEWELLYN, Ralph A. Física Moderna. 3 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001.
MARTINS, Roberto de Andrade; ROSA, Pedro Sérgio. História da teoria quântica: a dualidade onda-partícula, de Einstein a De Broglie. São Paulo: Livraria da Física, 2014.

NUSSENZVEIG, H. Moysés. Curso de Física Básica: Ótica, Relatividade e Física Quântica. 1 ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2002. V4.
Publicado
2016-07-09
Como Citar
GALDINO, Luciano; FERNANDES, João Carlos Lopes. EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS DA FÍSICA QUÂNTICA: UMA DESCRIÇÃO HISTÓRICA A PARTIR DA EVOLUÇÃO DA TERMODINÂMICA E DO ELETROMAGNETISMO. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 17, p. 219-239, july 2016. ISSN 2316-3852. Disponível em: <http://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/305>. Acesso em: 23 sep. 2020. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i17.305.

Palavras-chave

Física. Quântica. Termodinâmica. Eletromagnetismo