ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO APÓS AUSCHWITZ DE ADORNO (1995)

  • Ricardo Czepurnyj Ferrara

Resumo

O terror de Auschwitz sintetiza-se no extermínio entre3 a4 milhões de judeus nos campos de concentração. Adorno (1995) investiga as possíveis relações de suas causas desse pérfido evento com a educação e a formação dos indivíduos. O acontecimento de Auschwitz demonstra que um episódio parecido pode ocorrer a qualquer momento, em qualquer lugar do mundo. De certa forma, o autor chega a conclusão de que a educação dos indivíduos, no passado, no presente e no futuro, traz sementes de barbárie, gênese de tal brutalidade. E não somente a formação dos indivíduos colabora com esse quadro, mas outras estruturas da sociedade fomentam a possibilidade de um novo Auschwitz.

Referências

ADORNO, T. W. & HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e holocausto. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
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ADORNO (1995) , T.W. Educação após Auschwitz Disponível em http://api.ning.com/ files/PS*5K4oSAl4oL3mHrzBpEofK4Ij3FMvcDOm1h*PjaK4w48rBnIwZX27kGnIAHdtSv B4imgGdJht2cg9RU1oNqvJExsvRpesv/auschwitz.pdf . Acesso em 29-05-2009 às 15:10
KANT, Immanuel. O que é esclarecimento? Disponível em: http://coral.ufsm.br/ gpforma/2senafe/PDF/b47.pdf - Acesso em 29-05-2016 às 18:43
Publicado
2016-07-09
Como Citar
FERRARA, Ricardo Czepurnyj. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO APÓS AUSCHWITZ DE ADORNO (1995). Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 17, p. 318-326, july 2016. ISSN 2316-3852. Disponível em: <http://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/321>. Acesso em: 23 sep. 2020. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i17.321.

Palavras-chave

educação, cultura, violência, subjetividade, psicologia