A construção da metafísica da verdade em Tomás de Aquino e algumas considerações acerca da verdade nos sentidos

Resumo

A construção da metafísica da verdade em Tomás de Aquino tem suas raízes em duas idéias: a identificação entre ente e verdade (todo o ente é verídico e toda verdade tem existência) e a verdade como adequação entre ente e coisa. Uma vez que a coisa se impõe ao intelecto humano, inicia-se o processo cognitivo de, primeiro, apreender a essência das coisas, e em seguida, a composição e divisão, que nada mais é do que o parecer, o julgamento intelectual. Tal julgamento versa sobre essas proposições: se uma coisa é, é ou se uma coisa não é, não é. Ainda que o processo da verdade como adequação ocorra fundamentalmente no intelecto humano, o autor não deixa de destacar o papel dos sentidos nesse processo cognitivo.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Ricardo Czepurnyj Ferrara. Mestre em Filosofia na Universidade São Judas (2013). Graduado bacharel em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu (2009) e bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Íbero - Americano - UNIBERO (2006). Docente do curso de Direito e Sistemas de Informação das Faculdades Integradas Campos Salles (FICS).

Referências

AQUINO, Tomás de. Questões disputadas sobre a verdade. In: LAUAND, Luiz Jean; SPROVIERO, Mario Bruno. Verdade e Conhecimento. Trad. Luiz Jean Lauand e Mario Bruno Sproviero. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

AQUINO, Tomás de. Suma teológica. Tradução Carlos-Josaphat Pinto de Oliveira et al. São Paulo: Edições Loyola, 2001

GRABMANN, Martinho, A filosofia da cultura de Santo Tomás. Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Vozes, 1959.

GARDEIL, H. D. Iniciação à filosofia de S. Tomás de Aquino: IV – Metafísica. Traduzido por Paulo Eduardo Arantes. São Paulo: Duas Cidades, 1967
Publicado
2017-06-30
Como Citar
FERRARA, Ricardo Czepurnyj Ferrara. A construção da metafísica da verdade em Tomás de Aquino e algumas considerações acerca da verdade nos sentidos. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, v. 1, n. 19, p. 133-145, june 2017. ISSN 2316-3852. Disponível em: <http://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/338>. Acesso em: 24 nov. 2017. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i19.338.

Palavras-chave

verdade, entidade, intelecto, coisa, sentidos