Estudo Comportamental da Geração Z nas Empresas de Tecnologia da Informação do Brasil

  • Fernando José Lopes, Orientador editor do texto Faculdades Integradas Campos Salles/ Faculdade Flamingo/UNIP
  • Diogo Leonardi Ferreira da Silva, Autor
  • Antonia Marcia Artico, Orientadora principal UNIP - Universidade Paulista
  • Mônica Maria Martins de Souza, Professora Doutora Convidada

Resumo

Desde a época da ditadura militar e segunda guerra mundial no Brasil, analisamos brevemente a evolução das gerações dos Baby Boomers à geração Z, discutindo suas principais características e como elas foram evoluindo com o passar dos anos. É interessante como a participação dos eventos sociais e, principalmente, como a disseminação da tecnologia teve grande influência na formação dos indivíduos na sociedade, alterando a forma como as pessoas interagem, agem e reagem aos acontecimentos de rotina, dentro e fora das empresas.


Essa mudança de comportamento é estudada nesse trabalho, focando os estudos nas empresas de Tecnologia da Informação (TI) e da geração Z. Ressalta-se, entretanto, a importância de adaptar os procedimentos e normas da empresa para que se possa desenvolver conexão e sinergia com os Zers, além de possibilitar que as gerações anteriores, também presentes nas empresas de TI atualmente, possam enxergar benefícios com essas mudanças e se adaptem com maior facilidade.


Diante disso, traz-se nesse trabalho algumas propostas importantes para que as empresas possam melhorar sua interação com os Zers e otimizar sua adaptação no ambiente de trabalho, aumentando produtividade e retenção de talentos via satisfação. Tais como: Equilíbrio entre vida pessoal e profissional;      Metas curtas e reconhecimento; Conhecimento diversificado e aprendizagem contínua.


 

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Fernando José Lopes é mestre em Cognição e Semiótica PUC-SP, pós-graduado em Gestão de Pessoas na Universidade Paulista, graduado em Administração, professor das Faculdades Integradas Campos Salles – FICS  e Flamingo nos cursos de gestão e graduação, na pós graduação nas faculdades UNIP e ESEF. lopesfj2008@gmail.com

Diogo Leonardi Ferreira da Silva, Autor

Diogo Leonardi Ferreira da Silva é pós-graduado em Psicologia Organizacional na Universidade Paulista, pós-graduado em Gestão e Estratégia de Empresas pela UNICAMP, graduado em Ciências Econômicas na Universidade Paulista. diogolfsilva@hotmail.com

##submission.authorWithAffiliation##

Antonia Marcia Artico, Graduação: Administração de empresas, Pós-graduação Lato Sensu: MBA em Recursos Humanos, Pós-graduação Stricto Sensu: Comunicação e Cultura Midiática. Atuação: Professora na Universidade Paulista - UNIP - nos cursos de graduação tecnológica e pós-graduação lato sensu. Contato: ma-art3103@hotmail.com

Mônica Maria Martins de Souza, Professora Doutora Convidada

Mônica Maria Martins de Souza é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUCSP. Mestre em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie SP. Especialista em Docência com Enfase em EAD. Especialista em Adm de RH e Especialista em Tecnologia Educacional. Psicóloga CRP MG/ES. No.10263. Jornalista SP. No. 0067950. Avaliadora do INEP/MEC. Profa convidada da Pós-Graduação do Mackenzie. Profa Dra. Coordenadora de Pesquisa das Faculdades Integradas Campos Salles – FICS. Pesquisadora do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia PUCSP. Atual editora da Revista Acadêmica Augusto Guzzo. Pesquisadora cadastrada no CNPq Plataforma Lattes

Publicado
2016-12-26
Como Citar
LOPES, Fernando José et al. Estudo Comportamental da Geração Z nas Empresas de Tecnologia da Informação do Brasil. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, v. 1, n. 18, p. 237-254, dec. 2016. ISSN 2316-3852. Disponível em: <http://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/369>. Acesso em: 17 dec. 2017. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i18.369.