O Professor e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)

  • Osvaldo Antonio de Sá, Autor Faculdades Integradas Campos Salles
  • Fernando José Lopes, Co-autor Faculdades Integradas Campos Salles/ Faculdade Flamingo/UNIP

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a prática do professor  no uso das novas TICs ( Tecnologias de Informação e Comunicação) na organização do processo ensino-aprendizagem, com ênfase na alfabetização, potencialização da visão de mundo, crtiticidade, apropriação do currículo nas diferentes áreas de conhecimento numa sala de aula com alunos do ensino regular.  Enfatizar também a importância da formação dos professores e a participação dos pais na vida escolar do aluno. Para isso este trabalho sugere as novas tecnologias. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que a formação e capacitação dos professores nas novas TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) são imprescindíveis para a inclusão dos alunos neste universo de possibilidades de aprendizagens e que só não basta ter uma sala de informática com um professor denominado especialista e sim que os professores das salas regulares apropriem-se das tecnologias e as utilizem em suas práticas pedagógicas com seus alunos. E que a gestão e a coordenação escolar priorizem as novas tecnologias no Projeto Político Pedagógico da escola.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Osvaldo Antonio de Sá é professor de Ensino Fundamental II e Médio, formado em Química na Universidade Camilo Castelo Branco em 1996, trabalha na EE Mariuma Buazar Mauad. Cursando Pós Graduação em Educação e as Tecnologias

##submission.authorWithAffiliation##

Fernando José Lopes é mestre em Cognição e Semiótica PUC-SP, pós-graduado em Gestão de Pessoas na Universidade Paulista, graduado em Administração e Professor das Faculdades Integradas Campos Salles – FICS2016. lopesfj2008@gmail.com

Publicado
2016-12-26
Como Citar
SÁ, Osvaldo Antonio de; LOPES, Fernando José. O Professor e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, v. 1, n. 18, p. 229-236, dec. 2016. ISSN 2316-3852. Disponível em: <http://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/385>. Acesso em: 20 oct. 2017. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i18.385.