Surdo - O Mundo que Ninguém Ouve

  • Monica M. Martins Souza Professora Pesquisadora, Coordenadora de cursos e do Grupo de Pesquisa e Oficina de Artigos das Faculdades Integradas Campos Salles - FICS
  • Daniela Silva Klemp Faculdade Anchieta
  • João Carlos Lopes Fernandes Faculdade ENIAC

Resumo

A proposta da pesquisa sobre o surdo, consiste em compreender o luto e a superação do problema no processo de adaptação tanto da família ao fato, quanto da criança ao sistema de comunicação de sinais - LIBRAS. Os surdos são indivíduos que não escutam os sons, utilizam uma comunicação espaço-visual, como principal meio de conhecer o mundo em substituição à audição e à fala. Este grupo desenvolveu uma cultura característica composta por sinais, criaram um mundo especial utilizando uma comunicação por meio de gestos - LIBRAS, diferente da tradicional oral/auditiva. É um mundo cercado de luz, cores, movimento, expressões de tristeza e alegria e utilizam tudo que se pode captar com os olhos. O impacto de uma imagem para aquele que não ouve é muito maior e causa maior impacto do que no ouvinte. A comunicação com a pessoa surda deve ser cuidadosa e atenta, em função da sua grande capacidade de captação de sinais, seja criança ou adulto. Para os ouvintes ser surdo é apenas não ouvir, pois não alcançam a extensão do que significa não ouvir. Entre todos os tipos de deficiência, na infância, a surdez é a que causa mais situações confusas e controversas.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Psicóloga Clínica e Empresarial desde 1992.

Professora Dra. em Comunicação e Semiótica - PUCSP. 2005

Mestre em ADM. Mackenzie SP. 1999.

Especialista em Docência com Ênfase em EAD. Fac AnchietaSP 2012.

Especialista em Tecnologia da Educação - UNINOVE SP. 2000.

Especialista em Adm. de Recursos Humanos - UNA-BH/MG. 1995.

Examinadora do INEP desde 2006.

Profa. universitária desde 1998

 

 

##submission.authorWithAffiliation##

Intérprete de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais - PROLIBRAS/MEC2009. Especialista em educação infantil, atua no ensino público na educação básica. http://lattes.cnpq.br/ 6141284141810720. daniela.klemp@yahoo.com.br

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Engenharia Biomédica na área de Tecnologias Computacionais. Mestre em Engenharia de Computação e Bacharel em Ciências da Computação. Coordenador do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul, Prof. associado do Instituto Mauá de Tecnologia, Prof. da pós-graduação da Unyleya, pesquisador da Fac. ENIAC

Publicado
2017-02-19
Como Citar
SOUZA, Monica M. Martins; KLEMP, Daniela Silva; FERNANDES, João Carlos Lopes. Surdo - O Mundo que Ninguém Ouve. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, v. 1, n. 18, p. 297-315, feb. 2017. ISSN 2316-3852. Disponível em: <http://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/412>. Acesso em: 17 dec. 2017. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i18.412.