Análise crítica da construção arquitetônica da escola de ensino público municipal de São Paulo EMEF Prof. Liliane Verzini Silva nos fundamentos da inclusão

  • Denise Aparecida de Melo da Silva, Profa. PMSP Prefeitura Municipal de São Paulo
  • Fernando José Lopes

Resumo

O espaço físico escolar ainda permite muitos questionamentos ao considerado como instrumento para o processo ensino aprendizado. Com a finalidade de indicar soluções para a falta de um ambiente de aprendizagem adequado, iniciou-se a pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica na escola de ensino público municipal “EMEF Professora Liliane Verzini Silva” situada na capital do Estado de São Paulo, São Paulo. O presente documento visa abordar as questões de acessibilidade e inclusão do aluno com deficiência física motora ou com mobilidade reduzida, propondo uma análise crítica na construção arquitetônica da escola nos fundamentos da inclusão, bem como, pontuar se a escola está preparada para receber este tipo de aluno frente às suas necessidades físicas, que são inerentes à condição do espaço físico e do prédio escolar de acordo com as normas específicas do desenho universal. Por fim, foram apontadas alternativas de uso e ocupação dos espaços estudados com recomendações para melhoria dos ambientes com intuito de favorecer o processo de ensino aprendizado.


Palavras-chave: Inclusão. Acessibilidade. Arquitetura. Desenho Universal.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em letras – Português inglês pela UNISA, atua como POSL (Professor Orientador de Sala de Leitura) na PMSP desde 2012. ESEF / PAULISTA Escola Paulista de Educação, Filosofia e Política.

Publicado
2017-06-30
Como Citar
SILVA, Denise Aparecida de Melo da; LOPES, Fernando José. Análise crítica da construção arquitetônica da escola de ensino público municipal de São Paulo EMEF Prof. Liliane Verzini Silva nos fundamentos da inclusão. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, v. 1, n. 19, p. 321-329, june 2017. ISSN 2316-3852. Disponível em: <http://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/467>. Acesso em: 24 nov. 2017. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i19.467.