A Probabilidade de Inadimplência em crédito de pessoas jurídicas com base em dados de balanço

  • Marco Antonio Ferreira Lima FICS
  • Carlos Alberto Stechhahn da Silva, Prof. FICS - Faculdades Integradas Campos Salles

Resumo

Este trabalho apresenta um modelo para mensurar a probabilidade de inadimplência em crédito constituído por pessoas jurídicas. Trata-se de um exercício aplicativo para o cálculo da probabilidade de inadimplência (PD), que vem a ser uma das componentes da perda esperada, presente no Método Interno Próprio (IRB), discutido no segundo Acordo da Basiléia, proposto pelo Comitê de Supervisão Bancária da Basiléia. A condução da pesquisa contou com uma amostra de 500 empresas de diversos ramos de atividades, do segmento varejo de um banco nacional. Acompanhou-se o desempenho delas nos empréstimos contratados durante o período de um ano e definiu-se como inadimplência em crédito, aquela empresa que apresentasse atraso em suas obrigações, superior a 60 dias. O modelo desenvolvido é função de indicadores contábeis, obtidos dos demonstrativos financeiros disponíveis no cadastro do banco. Concluímos o trabalho analisando a capacidade preditiva das variáveis contábeis na explicação da inadimplência em crédito.


Palavras chave: Probabilidade de inadimplência, índices contábeis, regressão logística.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Carlos Alberto Stechhahn da Silva é doutor em física pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Faculdades Integradas Campos Salles.

Publicado
2017-06-30
Como Citar
FERREIRA LIMA, Marco Antonio; STECHHAHN DA SILVA, Carlos Alberto. A Probabilidade de Inadimplência em crédito de pessoas jurídicas com base em dados de balanço. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, v. 1, n. 19, p. 445-461, june 2017. ISSN 2316-3852. Disponível em: <http://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/499>. Acesso em: 24 nov. 2017. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i19.499.