Pobreza POBREZA GLOBAL: RESSONÂNCIA DO CAPITALISMO ATUAL?

  • Carolina Gladyer Rabelo PUC - SP

Resumo

O sistema capitalista precisa de um milagre. A economia mundial está doente e, por isso, se faz necessária uma mudança. O sistema econômico atual, voraz e nada inclusivo, precisa ter suas bases revisitadas, trazendo o homem para o centro deste. Uma nova economia mais humana e colaborativa pode ser o início de uma positiva revolução. Justamente por isso, vislumbramos a possibilidade da erradicação da pobreza como uma mudança social capaz de dar um mínimo de dignidade humana para a população mundial. Afirmamos que a pobreza, não sendo exclusiva do capitalismo, persiste e cresce neste modo hegemônico por todo planeta, em função da não observância dos direitos humanos nos atos dos Estados. Após apresentarmos um panorama da pobreza mundial, as influências da globalização e como os direitos humanos se apresentam na sociedade internacional, pretendemos demonstrar que o capitalismo – da maneira que se encontra na atualidade, com as bases em ruínas e efeitos catastróficos, só percorrerá um novo caminho na história da humanidade se passar a considerar as premissas dos direitos humanos.

Referências

Doutoranda em Direito Econômico pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Mestre em Direito Internacional e Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS. Advogada. Consultora. Gerente Jurídica da Associação Brasileira de Bancos – ABBC. Professora Universitária e Pesquisadora pela PUC-SP, Instituto do Capitalismo Humanista, L'Institut du Monde et du Développement pour la Bonne Gouvernance Publique – IMODEV e Université Paris 1 Pantheón-Sorbonne.
Publicado
2017-12-31
Como Citar
RABELO, Carolina Gladyer. Pobreza POBREZA GLOBAL: RESSONÂNCIA DO CAPITALISMO ATUAL?. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, v. 1, n. 20, p. 193-205, dec. 2017. ISSN 2316-3852. Disponível em: <http://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/554>. Acesso em: 28 may 2018. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i20.554.