Ensinando Futuros Professores a Trabalharem com a Pedagogia de Projetos na Educação Infantil

  • Eliana Scaravelli Arnoldi Faculdade Campos Salles/ Universidade de São Paulo

Resumo

Este artigo pretende mostrar aos leitores um pequeno exemplo da proposta formativa desenvolvida pela autora no âmbito da disciplina “Didática Aplicada à Educação Infantil” do curso de Pedagogia nas Faculdades Integradas Campos Salles. Após a contextualização do lócus da experiência realizada, discute-se brevemente a questão dicotômica da relação teoria e prática presente nas licenciaturas de Pedagogia em nosso país. A seguir, apresenta-se o relato da experiência formativa que buscou aproximar os alunos da graduação da experiência prática de sala de aula em turmas de educação infantil no que diz respeito especificamente ao trabalho com a pedagogia de projetos. Ressalta-se, ao longo do trabalho, a importância de formar o futuro professor para exercitar a pedagogia da escuta junto às crianças pequenas, bem como torná-lo consciente da importância da prática do registro, como forma de reflexão e desenvolvimento profissional.

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Pedagoga e Mestre em Sociologia da Educação pela Universidade de São Paulo. 

Professora da área de Didática do Ensino Fundamental na Faculdade Campos Salles.

Coordenadora designada na rede municipal de São Paulo

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Publicado
2017-12-31
Como Citar
ARNOLDI, Eliana Scaravelli. Ensinando Futuros Professores a Trabalharem com a Pedagogia de Projetos na Educação Infantil. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, v. 1, n. 20, p. 237-248, dec. 2017. ISSN 2316-3852. Disponível em: <http://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/673>. Acesso em: 25 sep. 2018. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i20.673.