O IMPACTO DA LEI DE SOFTWARE E DAS MUDANÇAS NO PROCESSO DE REGISTRO NO DESENVOLVIMENTO DO MEIO AMBIENTE INOVATIVO.
Resumo
O presente trabalho visa desenvolver o conceito de função social da propriedade intelectual como direito ao desenvolvimento a partir da promoção de um meio ambiente propício ao surgimento da inovação, aplicando-o à proteção ao software. Analisa-se a lei de software brasileira, a fim de verificar se ela atende aos requisitos para a promoção do desenvolvimento do setor, aplicando-se como método a análise econômica do direito a partir de uma perspectiva histórica do desenvolvimento do software e da proteção à propriedade intelectual. Ao fim, aponta-se os problemas inerentes à legislação nacional e aos procedimentos administrativos de registro do software no que tange o incentivo ao desenvolvimento do setor.
Referências
ENGHOLM JUNIOR, Hélio. Engenharia de software na prática. São Paulo: Novatec, 2010.
LEFF. Enrique. A complexidade ambiental. Trad. Eliete Wolff. São Paulo: Cortez, 2003.
LONG, Pamela O. Openness, secrecy, authorship: technical arts and the culture of knowledge from antiquity to the renaissance. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 2001.
HUBERMAN, Leo. História da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
JEFFERSON, Thomas. Thomas Jefferson to Isaac McPherson. In: LIPSCOMB, Andrew A.; BERGH, Albert Ellery (Ed.). The Writings of Thomas Jefferson. Washington: Thomas Jefferson Memorial Association, 1905. Disponível em:
JOHNSON, Steven. Where good ideas come from: the natural history of innovation. New York: Riverhead Books, 2010.
KRAWCZYK, Hugo; HALEVI, Shai. Strengthening digital signatures via randomized hashing. In: Crypto’06. Janeiro 2007. Disponível em
MAFFEO, Bruno. Engenharia de software e especificações de sistemas: soluções para quem necessita da informação para agir. Rio de Janeiro: Campus. 1992.
MOKARZEL, Fábio Carneiro; SOMA, Nei Yoshihiro. Introdução à ciência da computação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
MONTAÑO, Beatriz Bugallo. Propiedad Intelectual. Montevideo: Fundacion de Cultura Universitaria. 2006.
POUILLET, Eugène. Traité théorique et pratique de la propriété littéraire et artistique e du droit de représentation. Paris: Imprimeurs-Éditeurs, 1879.
RAMOS, Aline H.; DANTAS, Thomas K. S.; COSTA, Larissa V. M.; XAVIER, Yanko M. de A. Os problemas da proteção jurídica da lei de software e as alternativas para o desenvolvimento – Problems of legal protection onf software act and the alternatives for development. In: Proceedings of International Symposium on Technological Innovation. Aracaju, SE. Vol. 3. n. 1. 2015. p.455-462.
SEN, Amartya. Development as freedom. New York: Alfred A. Knopf, INC, 2000.
Com a simples submissão do artigo, os autores já aderem ao compromisso da plena conformidade do trabalho com os critérios técnicos, acadêmicos e científicos de originalidade. O descumprimento de quaisquer dos termos do compromisso de originalidade constitui plágio. Os autores desde já isentam as Faculdades Integradas Campos Salles de qualquer responsabilidade por lesão a direitos de terceiros.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.