ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: INFLUÊNCIAS DA REALIDADE SOCIOCULTURAL IMPULSIONAM O REPENSAR DAS AÇÕES PARA A ATUAÇÃO DO PROFESSOR

  • Simone Aparecida Silva Angelo Bassotto PUC_SP

Resumo

O presente estudo tem como foco explicitar algumas questões que se relacionam com os processos de alfabetização e letramento. Menciona a globalização, os aparatos tecnológicos e mudanças na estrutura de família, como aspectos que estão presentes na sociedade e, portanto, perpassam o ambiente educacional, influenciando as relações estabelecidas na escola, na sala de aula, constituindo um ambiente de relações complexas, o que exige do professor uma postura reflexiva, que respeite a diversidade cultural na busca de novas ações para sua atuação nos processos de aprendizagem dos alunos. Para tanto, esse trabalho estabelece diálogos com autores que tratam dessas temáticas; e se fundamenta com base metodológica na pesquisa bibliográfica.


 

Referências

BORDIEU, P.; PASSERON, J. A. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora S/A, 1975.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).
GOMEZ, A. I. P. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001.
KRAMER, S.; ANDRÉ, M. E.D.A. Alfabetização: um estudo sobre professores das camadas populares. IN: LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2ª. Ed.- Rio de Janeiro: E.P.U., 2015.
MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. – 2ª. Ed.- Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
NOGUEIRA, C. M. M. NOGUEIRA, M. A. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. IN: Educação & Sociedade. Ano XXIII, nº 78, Abril/2002. Disponível em:
. Acesso em 09/05/2018.
SOARES, M. alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. 2004. Disponível em:
. Acesso em: 04/05/2018.

TARDIFF, M. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
Publicado
2018-11-21
Como Citar
BASSOTTO, Simone Aparecida Silva Angelo. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: INFLUÊNCIAS DA REALIDADE SOCIOCULTURAL IMPULSIONAM O REPENSAR DAS AÇÕES PARA A ATUAÇÃO DO PROFESSOR. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, v. 1, n. 21, p. 189-194, nov. 2018. ISSN 2316-3852. Disponível em: <http://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/758>. Acesso em: 11 dec. 2018. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i21.758.