Coleta e Distribuição na Empresa Sene Transportes

  • Roberto Cezar Datrino FICS Faculdades Integradas Campos Salles
  • Andréa Ferreira de Campos FICS
  • Carlos Holanda da Silva FICS
  • Elen Fernanda Marques Santos FICS
  • Luiz Antonio da Silva FICS

Resumo

A proposta deste artigo é analisar os processos operacionais no âmbito da coleta e distribuição de cargas, na cidade de São Paulo para o estado do Mato Grosso do Sul. Foi elaborada uma pesquisa de clima organizacional na empresa Sene Transportes e feita uma análise em suas rotinas operacionais. O levantamento de dados foi pautado em pesquisas bibliográficas com a leitura de livros e de revistas especializadas e em setores de classe que atuam no meio logístico, por consequência, destacaram-se dois pontos de melhorias. Um com possibilidade direta de solução, que diz respeito ao quesito comunicação interna e por meio disso elaborou-se uma proposta de melhoria. O outro ponto de melhoria é de origem externa, ou seja, uma variável incontrolável. São situações encontradas em relação à infraestrutura causadas pelo baixo investimento logístico e também pela ineficiência dos demais modais de transportes em relação ao transporte rodoviário no País.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Administração de Empresas, Pós-graduado em Metodologias Para Educação a Distância. Pós-graduado em Metodologia e Didática do Ensino Superior, Pós-Graduando em MBA Gestão de Negócios em Logística, Graduado em Administração de Empresas e Economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Coordenador dos cursos de Logística e Gestão Financeira das Faculdades Integradas Campos Salles (FICS), Professor das FICS e Fatec, Professor da pós graduação da FICS,  Senac e da Anhanguera, Orientador do Projeto Integrador dos cursos de Logística e Gestão Financeira da FICS e Orientador do Projeto Integrador da Fatec, Membro dos NDE e CPA das FICS.

Referências

BUENO, Wilson. Comunicação à Teoria Geral da Administração. São Paulo; Manole, 2003.
GORDINHO, Margarida Cintra. Transportes no Brasil, a opção rodoviária. Marca D´Água, São Paulo, 2003.
HARA, Celso Minoru. Logística. Armazenagem, Distribuição e Trade Marketing. Campinas/SP; Editora Alínea, 2013.
http://autozine.com.br/informacao/rodizio-de-veiculos-em-sao-paulo-nao-sera-suspenso-em-julho (acessado em 09/04/2016).
http://www.cetsp.com.br/media/352699/entreganoturna.pdf (acessado em 14/11/2016).
http://www.redebrasilatual.com.br/economia/2015/11/sudeste-e-sao-paulo-perdem-espaco-no-pib-brasileiro-977.html (acessado em 14/11/2016).
http://www.setcesp.org.br/upload/ckeditor/Jan_a_Dez_2016_ok.pdf (acessado em 15/11/2015).
JUNIOR, Meton Soares. O transporte multimodal e sua contribuição para o desenvolvimento do comércio brasileiro. In: CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, Serviços e Turismo, Rio de Janeiro, 2014, CNC.
KWASNICKA, Eunice Laçava. Introdução à Teoria Geral da Administração. 5. Ed. São Paulo; Atlas, 1995.
MARTINIANO, Ricardo. Comunicação Empresarial: Teoria e Pesquisa. São Paulo; Manole, 2007.
MAXIMIANO, A. C. Amaru. Teoria Geral da Administração: da Revolução Urbana à Revolução Digital. 6. Ed. 2. Reimpressão, São Paulo; Atlas, 2007.
NASSAR, Paulo. Tudo é Comunicação. São Paulo; Lazuli Editora, 2004.
NETO, João P. de Barros. Teoria da Administração: Manual Prático para Estudantes & Gerentes Profissionais. Rio de Janeiro; Qualitymark, 2001.
NOVAES, Antonio Galvão. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição: Estratégia, Operação e Avaliação. Rio de Janeiro; Campus, 2001.
PIMENTA, Maria Alzira. Comunicação Empresarial. 3 ed. São Paulo; Alínea, 2002.
São Paulo Transporte; São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Transportes; Companhia de Engenharia de Tráfego (São Paulo, SP). Transporte de cargas em São Paulo. SPtrans, CET e Prefeitura de São Paulo, Transportes, 2013, São Paulo.
Publicado
2018-12-31
Como Citar
DATRINO, Roberto Cezar et al. Coleta e Distribuição na Empresa Sene Transportes. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, v. 1, n. 22, p. 103-129, dec. 2018. ISSN 2316-3852. Disponível em: <http://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/815>. Acesso em: 21 mar. 2019. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i22.815.