IMPACTO DO AJUSTE A VALOR JUSTO SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Resumo
Este artigo teve o intuito de demonstrar os impactos do ajuste ao valor justo e as diferenças obtidas com a sua aplicação nas demonstrações contábeis focado no ativo imobilizado. O objetivo foi analisar os balanços patrimoniais da empresa a fim de demonstrar a mensuração do valor justo e apresentar os demais métodos de reavaliação e comparar os impactos ao valorizar os ativos. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, e também foi realizada pesquisa bibliográfica em artigos, sites, textos acadêmicos que tratavam deste tema. No desenvolvimento deste artigo foi realizada uma pesquisa de campo com profissionais da área contábil das “grandes” empresas para saber as opiniões e o entendimento dos mesmos sobre o valor justo. Para o estudo de caso foi aplicado a correção dos ativos imobilizados, que é similar a uma convergência do balanço em moeda estrangeira. Com a pesquisa bibliográfica, o estudo de caso e o laudo hipotético, foram possíveis obter os resultados necessários para conclusão deste artigo. Os estudos e os resultados desse artigo são de relevância para empresários e profissionais da área contábil, a fim de orientar que as demonstrações contábeis podem apresentar distorções em relação aos fatores que alteram o valor real do ativo imobilizado e também para direcionar futuras pesquisas cientificas.
Referências
______. Decreto-lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007. Altera e revoga dispositivos da lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e da lei nº 6.385 de 07 de dezembro de 1976, e estenda às sociedades de grande porte disposições relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras. Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em:
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução CFC nº 1.055, de 07 de outubro de 2005. Dispões sobre o Pronunciamento Técnico CPC 00 (R1) – Estrutura Conceitual para elaboração e divulgação de relatóriocontábil-finan ceiro, Brasília. Disponível em:
______. CPC 46 – Mensuração do Valor Justo, Brasília. Disponível em:
MARCOPOLO SA. EMPRESAS. Disponível em:
______.Demonstrações Financeiras 2011. Disponível em:
______.Demonstrações Financeiras 2016. Disponível em:
MARTINS, E. et. al. Manual de Contabilidade Societária. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013. 900 p.
MOURA, Ril. PERÍCIA CONTÁBIL: judicial e extrajudicial. 3. ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos Editora, 2011. 504 p.
O ECONOMISTA. Conceito de Inflação: O que é e como se forma?. Disponível em :
RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Geral Fácil. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2013. 546 p.
______.Contabilidade Intermediária. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2013. 450 p.
VASCONCELLOS, M.; GARCIA, M. Fundamentos de Economia. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2014. 326 p.
Com a simples submissão do artigo, os autores já aderem ao compromisso da plena conformidade do trabalho com os critérios técnicos, acadêmicos e científicos de originalidade. O descumprimento de quaisquer dos termos do compromisso de originalidade constitui plágio. Os autores desde já isentam as Faculdades Integradas Campos Salles de qualquer responsabilidade por lesão a direitos de terceiros.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.