A INTERTEXTUALIDADE E A MÚSICA EM TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA

  • Nanci Geroldo Anhanguera Educacional

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar o romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto no que tange à intertextualidade e parte da história da Música Popular Brasileira, principalmente quanto à modinha, tendo como representante Catulo da Paixão Cearense. Por meio de pesquisa bibliográfica e análise comparativa entre textos e análise das personagens principais, este artigo propõe uma releitura de uma das mais importantes obras da Literatura Brasileira, enfatizando a necessidade de ampliação e aprimoramento do aprendizado sobre cultura, música, literatura e história podendo ser aplicado em sala de aula para melhor compreensão da época vivida pelo autor e sua conexão com a realidade atual brasileira.

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Letras, língua e Literaturas.

Referências

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http://noticias.universia.com.br/tempo-livre/noticia/2014/04/04/1093749/conheca-os-4-niveis-da-leitura.html
Publicado
2019-12-20
Como Citar
GEROLDO, Nanci. A INTERTEXTUALIDADE E A MÚSICA EM TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, v. 1, n. 23, p. 125-136, dec. 2019. ISSN 2316-3852. Disponível em: <http://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/844>. Acesso em: 26 sep. 2020. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i23.844.