A NECESSIDADE DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS FINANCIAREM O ATIVO CIRCULANTE NAO PERMANENTE E ATIVO NÃO CIRCULANTE COM FINANCIMENTO DE LONGO PRAZO

  • FERNANDO DE ALMEIDA SANTOS PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São PauloFaculdades Integradas Rio BrancoFculdades ENIAC
  • Luana Mota Lopes FMU Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Lucas Costa Bittencourt FMU Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Rebeca Jaqueline Gonçalves Mastelaro FMU Faculdades Metropolitanas Unidas

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo a realização de estudo sobre o impacto das fontes de crédito para as micro e pequenas empresas financiarem o ativo circulante não permanente com dinheiro de curto prazo, evitando a situação de insolvência que muitas vezes pode resultar na falência das empresas. Portanto, demonstra a real necessidade e a melhor maneira de se obter o crédito para empresa. Nesse contexto aborda-se o conceito das micro e pequenas empresas, segundo o simples nacional, as demonstrações financeiras e as Fontes de financiamento, assim como as taxas de financiamento, e simulações que demonstram alternativas como cheque especial ou factoring. A metodologia usada nesta pesquisa é o método exploratório que consiste em se familiarizar com o tema, buscando um conhecimento específico. Há a expectativa de que este trabalho apresente um entendimento sobre a melhor opção de créditos para as empresas. De acordo com uma análise e comparação das taxas de cheque especial, cartão de crédito, empréstimos e factorings poderão ser apresentados melhores alternativas e definir formas mais vantajosas para as micro e pequenas empresas.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Pós-doutorando - PUC-SP - Ciências Contábeis

Doutor em Ciências Sociais - PUC-SP

Professor do Mestrado da PUC-SP

Professor de Contabailidade e Finanças nas Faculdades Integradas Rio Branco

Pesquisador das Faculdades Integradas ENIAC

 

 
##submission.authorWithAffiliation##

Luana Mota Lopes

Graduada em Ciências Contábeis

Faculdades Metropolitanas Unidas

luanam_lopes@hotmail.com

##submission.authorWithAffiliation##

Lucas Costa Bittencourt

Graduado em Ciências Contábeis

Faculdades Metropolitanas Unidas

lucasc.bittencourt@bol.com.br

##submission.authorWithAffiliation##

Rebeca Jaqueline Gonçalves Mastelaro

Graduada em Ciências Contábeis

Faculdades Metropolitanas Unidas

rebecajaqueline1@gmail.com

Referências

ASSAF NETO. Alexandre e SILVA. César Augusto Tiburcio. Administração do Capital de Giro. 2ed. São Paulo: Atlas. 1997.
BANCO DO BRASIL. Crédito disponível na conta para utilização a qualquer momento. Cheque especial. Banco do Brasil. Disponível em: http://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/voce/produtos-e-servicos/credito/dinheiro-para-usar-como-quiser/cheque-especial#/. Acesso em: 24 de Maio de 2017.
CASTELO BRANCO. Rogerio. SINFAC .Factoring para iniciantes.São Paulo: Apostila Sinfac, 2015
CRC-PR – CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO PARANÁ. Demonstrações Contábeis Obrigatórias. Informativo da Fiscalização. nº02/2013. Disponível em: http://www.crcpr.org.br/new/content/publicacao/mailing/html/2013_06_17_informativoFiscalizacao.html. Acesso em: 18 de Junho de 2013.
EMPRESÔMETRO. Empresas Ativas no Brasil. Estatísticas. Empresômetro. IBPT. Disponível em: https://www.empresometro.com.br/Home/Estatisticas. Acesso em: 01 de Maio de 2017.
EQUIPE DE PROFESSORES DA FEA/USP, Contabilidade introdutória, 11 ed.. São Paulo: Atlas 2010.
GERU. Faça sua Simulação. Simule seu Empréstimo. GERU. Disponível em: https://www.geru.com.br/emprestimos/simulador?gclid=CNGgnJ_MhNQCFUQJkQodm_YNTA. Acesso em: 12 de Setembro de 2017.
BRANT, D.Número de empresas com dívida atrasada é recorde no Brasil. S.O.S Consumidor.. Disponível em: http://www.sosconsumidor.com.br/noticia_ler-44731,numero-empresas-divida-atrasada-e-recorde-no-brasil.html. Acesso em: 10 de Junho de 2016.
SIGNIFICADOS. Significado de Factoring. O que é Factoring. Significados. Disponível em: https://www.significados.com.br/factoring/. Acesso em: 24 de Maio de 2017.
SEGS. Ture Comunicação. Os benefícios dos serviços de factoring para as empresas. SEGS. Disponível em: http://www.segs.com.br/seguros/14403-os-beneficios-dos-servicos-de-factoring-para-as-empresas.html. Acesso em: 01 de Maio de 2016.
Publicado
2019-12-20
Como Citar
SANTOS, FERNANDO DE ALMEIDA et al. A NECESSIDADE DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS FINANCIAREM O ATIVO CIRCULANTE NAO PERMANENTE E ATIVO NÃO CIRCULANTE COM FINANCIMENTO DE LONGO PRAZO. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, v. 1, n. 23, p. 139-150, dec. 2019. ISSN 2316-3852. Disponível em: <http://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/887>. Acesso em: 06 apr. 2020. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i23.887.