Formação e desenvolvimento profissional do professor: o aprender da profissão (um estudo em escola pública)

  • Maria de Fátima Barbosa Abdalla

Resumo

Este texto tem o objetivo de compreender o conceito de necessidade como mudança ou direção desejada, para fundamentar a tese de que se novos saberes forem incorporados ao habitus dos professores, ampliando suas necessidades e perspectivas de trabalho, novos espaços de transformação serão criados no contexto da escola e da sala de aula- revelando uma maneira de ser e estar na profissão. Nesta perspectiva, este trabalho põe, em discussão, dois aspectos enfatizados pelos professores sobre a constituição de suas necessidades: 1º as necessidades e perspectivas que assumem em relação à formação e ao desenvolvimento profissional - a força da representação; e 2º a importância que colocam na escola enquanto contexto de produção docente - locus da profissionalização docente.

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Maria de Fátima Barbosa Abdalla
Doutora e mestre em Educação: Didática, USP. Licenciada em Pedagogia, Música e Letras. Professora das Faculdades Integradas "Campos Salles".

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Como Citar
ABDALLA, Maria de Fátima Barbosa. Formação e desenvolvimento profissional do professor: o aprender da profissão (um estudo em escola pública). Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 3, p. 15-30, aug. 2012. ISSN 2316-3852. Disponível em: <http://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/89>. Acesso em: 20 sep. 2020. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v0i3.89.