OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO REGULAR

  • Carlos Roberto Miranda FICS - Faculdades Integradas Campos Salles
  • Cristiane Amaro da Silva Universidade da Cidade de São Paulo

Resumo

Hoje muito se fala no termo inclusão, que consiste em inserir crianças com deficiências em ambientes acolhedores e com profissionais preparados, garantindo oportunidades e equidade, porém inúmeros desafios são encontrados. O equívoco no entendimento do conjunto dessas ações provoca a necessidade de rever essas práticas. O aluno com deficiência não pode se sentir diminuído ou fracassado, é necessário buscar estratégias no planejamento para que a adaptação seja mais um benefício na busca pelos seus direitos.  Aceitar a diversidade, eliminar barreiras e pensar no coletivo, são maneiras de alcançar o respeito e mudar o sistema educacional excludente e seletivo. A reflexão é a resposta para muitas perguntas.

Biografia do Autor

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Mestrando em Educação na UNICID-SP, Pós-graduado em Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Bacharel em Administração de Empresas e Professor das FICS - Faculdades Integradas Campos Salles.

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Hoje muito se fala no termo inclusão, que consiste em inserir crianças com deficiências em ambientes acolhedores e com profissionais preparados, garantindo oportunidades e equidade, porém inúmeros desafios são encontrados. O equívoco no entendimento do conjunto dessas ações provoca a necessidade de rever essas práticas. O aluno com deficiência não pode se sentir diminuído ou fracassado, é necessário buscar estratégias no planejamento para que a adaptação seja mais um benefício na busca pelos seus direitos.  Aceitar a diversidade, eliminar barreiras e pensar no coletivo, são maneiras de alcançar o respeito e mudar o sistema educacional excludente e seletivo. A reflexão é a resposta para muitas perguntas.

Referências

BESSA, Valéria da Hora. Teorias da aprendizagem. 2. ed. Curitiba: IESDE Brasil s/a, 2014. p. 224-227.

BOY, Priscila Pereira. Inquietações e desafios da escola – inclusão, violência, aprendizagens e careira docente. Rio de Janeiro: Wak, 2010.
CAMPBELL, Selma Inês. Múltiplas faces da inclusão. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2016. cap. 12, 13, 18, 21.
GÊNERO SERRA, Dayse Carla. Teorias e práticas da psicopedagogia institucional. Curitiba: IESDE Brasil s/a, 2012. p. 19, 93.
MOURÃO SÁ, Marcia Souto Maior. Introdução à psicopedagogia. 3. ed. Curitiba: IESDE Brasil s/a, 2014. p. 94, 123-131.
OLIVER, Lou de. Distúrbios de aprendizagem e comportamento. 6. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2011.
ORRÚ, Silvia Ester. Para além da educação especial: avanços e desafios de uma educação inclusiva. Rio de Janeiro: Wak, 2014. cap. 1, 4, 6.
Publicado
2019-12-20
Como Citar
MIRANDA, Carlos Roberto; SILVA, Cristiane Amaro da. OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO REGULAR. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, v. 1, n. 23, p. 213-218, dec. 2019. ISSN 2316-3852. Disponível em: <http://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/893>. Acesso em: 31 may 2020. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i23.893.