A micro, pequena e média empresa: As alternativas de recursos financeiros - criatividade ou engenhosidade

  • José Luiz Soler de Carmago

Resumo

No cotidiano da micro e pequena empresa há algumas dificuldades para a realização da venda a prazo, quer por falta de estrutura para análise de crédito e riscos, e ou quando da verificação da capacidade de pagamento de seus clientes, quer pelos custos desta administração a serem absorvidos, quer pela capacidade de aporte de capital.

A pesquisa identifica o conceito e a formação do capital de giro e os instrumentos utilizados para superar as dificuldades, em observação metodológica, bibliográfica e de inserções exploratórias, restrita ao título de crédito, duplicata e ao cheque pré-datado ou pós-datado, como meios alternativos para a venda a prazo e ou parcelada. Ainda, por oportunidade, e em conclusão crítica, argumenta quanto às fontes de financiamentos e à necessidade de se regulamentar o cheque pré-datado ou pós-datado, hoje uma realidade inconteste existente nas transações de menores montas realizadas por pequenas empresas com seus clientes.

##submission.authorBiography##

José Luiz Soler de Carmago
Mestrando em Administração de Negócios, Universidade lbirapuera. Especialista em Ciências Contábeis. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais. Professor das Faculdades Integradas "Campos Salles".

Referências

ACQUA VIVA, Marcus Cláudio. Dicionário jurídico brasileiro. 7. ed. São Paulo: Jurídica Brasileira, 1995.
AGUSTINI, Carlos Alberto. Capital de giro. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
DOWER, Nelson Godoy Bassil. Direito Comercial simplificado. Nelpa, 1998.
FORTUNA, Eduardo. Mercado financeiro produtos e serviços. 11. ed. Qualitymark, 1998.
BRASIL. LEI Nº 6.357, de 2 de setembro de 1985 -lei do cheque.
Como Citar
CARMAGO, José Luiz Soler de. A micro, pequena e média empresa: As alternativas de recursos financeiros - criatividade ou engenhosidade. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 3, p. 49-53, aug. 2012. ISSN 2316-3852. Disponível em: <http://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/92>. Acesso em: 20 sep. 2020. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v0i3.92.