O USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS DE ALFABETIZAÇÃO PARA CELULARES
OS NOVOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MODERNA
Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o uso de aplicativos educacionais de alfabetização para tecnologia móvel - celulares - na prática do professor na sala de aula com alunos do ensino regular no processo de alfabetização nos anos iniciais. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) vêm ganhando espaço e importância na sociedade atual e a escola, por não ser uma “ilha”, tem a responsabilidade de inserir essas ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem, especificamente, no período da alfabetização. Mostramos a diversidade de aplicativos gratuitos existentes e que podem ser baixados através do Play Store e Galaxy Apps. Destacamos também a importância da formação dos professores e a participação dos pais nesta fase tão essencial da criança. Para tal o presente trabalho sugerimos o uso de aplicativos educacionais para a fase de alfabetização, especificamente para dispositivos móveis: os celulares. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa bibliográfica. Concluímos que os professores e os pais possuem dificuldades em dominar essa nova tecnologia ou a usam apenas como usuários. Os professores mostram grande dificuldade em utilizá-la na sua prática educativa e os pais como participantes, apoiadores e motivadores do processo de alfabetização também não colaboram com eficácia.
Referências
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