Reflexões para a prática educativa "paradigma de um conhecimento prudente para uma vida decente"

  • Getúlio de Souza Nunes

Resumo

O estudo enfoca evidências de práticas educativas/sociais que configuraram um novo paradigma analisado à luz dos referenciais teóricos propostos por Boaventura de Souza Santos.

Tal paradigma parece romper com ideologias, valores, crenças, preconceitos etc, imbricados no conhecimento e no contexto social onde se vive e se atua, pois os fundamentos teóricos, conceptuais e epistemológicos atuais não mais se apresentam convincentes. Portanto, há indicações da necessidade de outros fundamentos orientados a uma racionalidade mais plural, na qual o conhecimento seja uma experiência fascinante e emancipatória. As indicações para um paradigma social do conhecimento são as de que: todo conhecimento científico-natural é científico-social; é local e total; é auto-conhecimento e visa constituir em senso comum.

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Getúlio de Souza Nunes
Doutorando em Educação do PPGE da Universidade Metodista de Piracicaba. Coordenador do curso de Sistemas de Informação das Faculdades Integradas "Campos Salles". Professor da FAC-FITO.

Referências

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Como Citar
NUNES, Getúlio de Souza. Reflexões para a prática educativa "paradigma de um conhecimento prudente para uma vida decente". Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 4, p. 57-61, aug. 2012. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/104>. Acesso em: 23 june 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v0i4.104.