Algumas reflexões sobre as novas tecnologias da comunicação e informação e a importância da Crítica Genética

  • Maria de Fátima Ramos de Andrade

Resumo

Este artigo apresenta uma breve reflexão sobre as influências das novas tecnologias da informação e da comunicação e, simultaneamente, traz a Crítica Genética para essa discussão. A intenção não é assumir uma posição de defesa ou de crítica com relação ao uso e influência dos meios de comunicação. Porém, apontar a Crítica Genética como uma área de estudos e pesquisa que nos ajuda a repensar essa influência. É Cecília Almeida Salles (1997 /1998) quem nos apresenta um amplo estudo sobre a Crítica Genética. Para Saltes, o objetivo da Crítica Genética está voltado para o processo criativo.

Como é criada uma obra? Esta é a sua questão principal. A Crítica Genética vê a obra a partir da sua construção. É um campo de estudos em que se pesquisa a produção da obra segundo os rastros deixados por quem a produziu. O foco de atenção é, portanto, o processo: entender a construção da obra e sua produção. Por que conhecer estudos realizados pela Crítica Genética nos ajuda a repensar as novas tecnologias da informação e comunicação? Esta é uma questão que tentarei responder neste artigo.

##submission.authorBiography##

Maria de Fátima Ramos de Andrade
Doutoranda em Comunicação e Semiótica - PUC/SP. Mestre em Educação: Didática. Professora do curso de Pedagogia das Faculdades Integradas "Campos Salles".

Referências

BAUDRILLARD, Jean. Tela total. Porto Alegre: Sulina, 1997.
GIROUX, Henry A. A cultura de massa e o surgimento do novo analfabetismo: implicações para a leitura. ln: Os professores como intelectuais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
IMBERNÓN, Francisco. A educação no século XXI. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
ROCHA, Daniela. Curadores extrapolam limites da arte em Lyon. Folha de São Paulo. Caderno Ilustrada, 4 jul. 2001.
SALLES, Cecília Almeida. Crítica genética. São Paulo: EDUC, 1997 .
___. Gesto inacabado. São Paulo: Annablume, 1998.
Como Citar
ANDRADE, Maria de Fátima Ramos de. Algumas reflexões sobre as novas tecnologias da comunicação e informação e a importância da Crítica Genética. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 6, p. 26-32, sep. 2012. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/119>. Acesso em: 23 june 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v0i6.119.