O princípio do controle emocional na construção de uma liderança eficaz

  • Márcia Cristina Gomes Molina Professora da FMU e da Faculdade Anhanguera de São Bernardo. Mestranda em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC - UFABC.

Resumo

Com uma nova visão da área de Recursos Humanos, as empresas têm alavancado de forma surpreendente seus resultados, superando antigos paradigmas e desenvolvendo novas técnicas para otimizar as habilidades e competências de seus colaboradores.

Atualmente a área de Gestão de Pessoas desponta com novos propósitos e, está voltada à gestão estratégica, ressaltando a importância das pessoas na organização. Mediante essa transformação,a liderança torna-se um dos principais pilares que sustetam esta nova performance. Os líderes destacam-se como um dos pontos chaves neste novo cenário,demonstrando estar cada vez mais preparados e equilibrados emocionalmente para lidar com as diversas situações que ocorrem no dia-a-dia.

 

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Professora das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU e da Faculdade Anhanguera de São Bernardo do Campo. Mestranda em Ciências Humanas e  Sociais pela UFABC.

Referências

BARROS, Aidil Jesus Paes de, e LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos da Metodologia – Um Guia para Iniciação Científica. São Paulo: Makron Books, 1986.
COVEY, Stephen R. O 8º Hábito – da Eficácia à Grandeza. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
DAVIS, Keith. Comportamento Humano nas Organizações. São Paulo: Thomson, 1998.
FLEURY, Maria Tereza Leme et al (a). As pessoas na Organização. São Paulo: Gente, 2002.
GOLEMAN, Daniel. Trabalhando com a Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999.
GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
GOLEMAN, Daniel. O Poder da Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
HUNTER, James C. O Monge e o Executivo. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.
SOUZA, César. Você é o Líder da Sua Vida. Rio de Janeiro: Sextante, 2007.
WEISINGER, Hendrie. Inteligência Emocional no Trabalho. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997.
WILLINGHAM, Ron. Gente – o Fator Humano. São Paulo: Educator, 2001.
Publicado
2013-12-20
Como Citar
MOLINA, Márcia Cristina Gomes. O princípio do controle emocional na construção de uma liderança eficaz. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 12, p. 19-28, dec. 2013. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/183>. Acesso em: 23 june 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i12.183.

Palavras-chave

lideranção, recursos humanos, emoções, equilíbrio.