“Perspectivas Profissionais para o Prestador de Serviços em Hotelaria” dezembro - 2012

  • Silvia Aparecida Raimundo Ferreira ENIAC-SP

Resumo

O presente estudo tem como objetivo refletir sobre o atual comportamento do empregado na prestação de serviços em hotelaria e sua relação com alguns dos significados atribuídos ao seu trabalho. Durante muito tempo, o trabalhador hoteleiro sofreu preconceitos que denegriram a imagem de sua profissão. Porém, em uma época de altos índices de desemprego em todo o mundo, um dos setores que mais crescem é o de prestação de serviços, especialmente na área de turismo e hotelaria, que oferece diversas oportunidades de emprego e desenvolvimento profissional. Pretende-se, pois, discutir a importância desse profissional em adquirir consciência de sua nova realidade e como isso, de alguma forma, pode alterar o sentido e a maneira de atuar em seu trabalho proporcionando satisfação e sucesso na profissão.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo coordenadora de hotelaria da Faculdade ENIAC de Guarulhos

Referências

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 14ªed. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2010.
CASTELLI, Geraldo. Administração hoteleira. 9ª ed. Caxias do Sul: Educs, 2001.
MINICUCCI, Agostinho. Relações Humanas: Psicologia das Relações Interpessoais. 6ªed. São Paulo: Atlas, 2001.
MOLLER, Claus. O lado humano da qualidade: maximizando a qualidade de produtos e serviços através do desenvolvimento das pessoas. Tradução de Nivaldo Montigelli Jr. 12ªed. São Paulo: Pioneira, 2002.
POCHMANN, Márcio. O mundo do trabalho em mudança. In: Relações de trabalho contemporâneas, PUC_MINAS, BH-MG - Instituto de Relações do Trabalho - 1999.
SILVA, Fernando Brasil da. A ficacia a dos serviços em turismo e hotelaria: entender o cliente e atender com ficacia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
http://www.brasil.gov.br/sobre/o-brasil/o-brasil-em-numeros-1/turismo, 13 de dezembro de 2012, 15h.
http://www.bshinternational.com/Releas e/571, 14 de dezembro de 2012, 9h34.
Fórum de operadores hoteleiros do Brasil. Hotelaria em números, http://www.fohb. com.br/pdf/hotelaria_em_numeros_2012.pdf, 14 de dezembro de 2012.
www.dadosefatos.turismo.gov.br, 13 de dezembro de 2012.
Publicado
2013-12-20
Como Citar
FERREIRA, Silvia Aparecida Raimundo. “Perspectivas Profissionais para o Prestador de Serviços em Hotelaria” dezembro - 2012. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 12, p. 111-125, dec. 2013. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/191>. Acesso em: 23 june 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i12.191.

Palavras-chave

Prestação de serviços; consciência; significados do trabalho