A utopia do isolamento e o reflexo no trabalho

  • Sueli Ferreira Schiavo UNIP-SP

Resumo

Viver em grandes centros urbanos significa ter condições de sustento obtido pelo apoio familiar/comunitário, por patrimônio herdado ou pelo trabalho remunerado. No é possível se locomover e dar conta das diferentes demandas que surgem sem recursos financeiros. Porém a condição social que o trabalho remunerado impõe para a pessoa se sustentar pode significar um custo do qual nem sempre se tem consciência do que significa. Neste estudo, como requisito parcial da conclusão do curso Incomunicação e Loucura, se reflete sobre o trabalho enquanto um meio que pode incidir sobre a comunicação interpessoal e intrapessoal em um determinado período na vida da pessoa, de modo a poder lhe comprometer a sanidade mental (como trabalhadora) devido às opressões exercidas pelos regulamentos, principalmente quando seduzida pelo consumismo da vida em sociedade. Está fundamentado na visão de teóricos como Zigmunt Bauman, Louis Althusser e Monica Maria Martins de Souza.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Psicóloga, Doutoranda em comunicação, mestre em Comunicação pela UNIP/2013.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Graal, 1998.
BAUMAN, Zygmunt. Em busca da política. Rio de Janeiro: Zahar. 1999.
______. Vida Líquida, Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Fonte Digital, 2003. Disponível em: . Acesso em 18.05.2013.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000.
MARTÍN-BARÉRO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ. 1997.
SOUZA, Monica Maria Martins de. Comunicação Coporativa: os textos das normas e as normas como textos culturais produtores de loucura nas empresas. Mediatel: Curso Incomunicação e Loucura, 2013.
Publicado
2013-12-20
Como Citar
SCHIAVO, Sueli Ferreira. A utopia do isolamento e o reflexo no trabalho. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 12, p. 169-174, dec. 2013. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/195>. Acesso em: 23 june 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i12.195.

Palavras-chave

trabalho; loucura; incomunica