A hegemonia do feminino em Almodóvar: a presença da maternidade

  • Bruna Apostólico

Resumo

A pesquisa objetiva abordar os aspectos relacionados à maternidade - o vínculo criado na relação mãe x filho, o cotidiano e o feminino em três obras de Pedro Almodóvar: De Salto Alto (1991), Tudo Sobre Minha Mãe (1999) e Volver (2006). Será observada a transformação social que o diretor promove em seus filmes, rompendo com as estruturas tradicionais, e colocando a mulher como o ser mais importante da sociedade. Ele considera desde as relações afetivas femininas até as profissionais, alcançando assim seus próprios objetivos e as desvinculando da dependência masculina.

Referências

ALMODÓVAR, Pedro. Tudo sobre mi madre. Guión original de Pedro Almodóvar. Madrid: El Deseo Ediciones, 2001
BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. Rio de Janeiro:Nova Fronteira, 2009
CAÑIZAL, Eduardo Peñuela. Urdidura de Sigilos: Ensaios sobre o cinema de Almodóvar. São Paulo: AnnaBlume, 1996
KAPLAN, Ann. A mulher e o cinema: Os dois lados da câmera. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
MELO, Andréa Mota Bezerra. A presença Feminina no Cinema de Almodóvar in CAÑIZAL, Eduardo Peñuela (org). Urdidura de sigilos – Ensaios sobre o cinema de Almodóvar. São Paulo:Annablume, 1996.
RODRIGUES, Ana Lucilia. Pedro Almodóvar e a feminilidade. São Paulo: Escuta, 2008.
VASCONCELOS, Luiz Paulo. A História do Teatro. Porto Alegre: P&M, 2001
STRAUSS, Frederic. Conversaciones com
Pedro Almodóvar. Akal: Verona, 2001
Sites Consultados:
www.allmodovar.com.br
www.imdb.com
www.webcine.com.br/historia.htm
http://houaiss.uol.com.br/
Publicado
2014-09-29
Como Citar
APOSTÓLICO, Bruna. A hegemonia do feminino em Almodóvar: a presença da maternidade. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 13, p. 63-79, sep. 2014. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/212>. Acesso em: 23 june 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i13.212.

Palavras-chave

Almodóvar; cinema; feminino; maternidade;