'Pra frente, Brasil!' e 'je vous salue, marie': dois casos de censura cinematográfica em tempos de redemocratização (1982 e 1986)

  • Douglas Reis Priester UNIP
  • Barbara Heller Universidade Estadual de Campinas

Resumo

A pesquisa intitulada ‘Pra frente, Brasil! e Je vous salue, Marie; dois casos de censura cinematográfica em tempos de redemocratização (1982 e 1986)’ tem por objetivo investigar as maneiras pelas quais os censores continuaram exercendo seu poder, embora o Brasil já estivesse passando pelo período reconhecido como “redemocratização”, a partir da eleição, ainda que indireta, de Tancredo Neves à presidência. Os dois filmes são emblemáticos da manutenção de uma cultura censória e serão analisados tanto seus conteúdos, como a documentação existente no site http://www.memoriacinebr.com.br/ do filme Pra frente, Brasil! e textos acadêmicos voltados à censura no período pré e pós golpe militar de 1964.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
1.Douglas Reis Priester. Graduado em Publicidade e Propaganda pesquisador de Iniciação Científica financiada pela vice-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Paulista – UNIP. Campus: Cidade Universitária.
##submission.authorWithAffiliation##
Barbara Heller. Graduação em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas (1982), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Metodista (2011), sob a supervisão do Prof. Dr. Laan Mendes de Barros. Atualmente é docente do Mestrado e do Doutorado em Comunicação da Universidade Paulista (Unip), parecerista ad hoc da Fapesp. É membro do Observatório em Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (Obcom) da ECA-Usp e é pós-doutoranda, também na ECA-Usp, sob a supervisão da Profa. Dra. Maria Cristina Castilho Costa. Leciona no curso de Letras, nível graduação, no Centro Universitário Fundação Santo André. Tem experiência na área de comunicação e literatura, com ênfase nos seguintes temas: estudos de gênero, estudos culturais, leitura , mídia impressa e identidade.

Referências

http://www.memoriacinebr.com.br
http://noticias.oul.com.br/politica/2011/02/16/ataques-a-imprensa-atingiram-maior-nivel-mundial-em-14-anos-diz-jornalista.jhtm]
http://jus.uol.com.br/revista/texto/11630/a-inconstitucionalidade-do-novo-artigo-478-do-cpp.
Publicado
2014-09-29
Como Citar
PRIESTER, Douglas Reis; HELLER, Barbara. 'Pra frente, Brasil!' e 'je vous salue, marie': dois casos de censura cinematográfica em tempos de redemocratização (1982 e 1986). Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 13, p. 80-103, sep. 2014. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/213>. Acesso em: 21 june 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i13.213.

Palavras-chave

censura; golpe; militar; redemocratização; Brasil; 1964;