O ensino de inglês como língua estrangeira: desenvolvendo competência comunicativa no ensino regular

  • Liliana Covino ENIAC

Resumo

Em 2008, a autora teve a oportunidade de implementar um projeto em uma escola particular de Guarulhos, que tinha como objetivo ensinar inglês como Língua Estrangeira dentro da própria grade curricular da escola, desenvolvendo as quatro habilidades comunicativas, com ênfase na compreensão auditiva e fala. Tomou-se como referência o Common European Framework (CEF) para estabelecer quais habilidades poderiam ser alcançadas no período de cinco anos, e almejou-se atingir o nível de B1. Sendo assim, após um período de adaptações e ajustes, o desempenho dos alunos começou a ser medido . Este trabalho visa mostrar os resultados obtidos em 2012.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Mestre em Letras, Professora de Inglês da Instituição Eniac

Referências

Common European Framework disponível em:
http://www.inglesnapontadalingua.com.br/2008/09/common-european-framework.html. Acesso em 21/11/2013-7:42. Examples of speaking tests disponível em http://www.cambridgeenglish.org/research-and-validation/fitness-for-purpose/#B1. Acesso em 21/11/2013 – 7:55.
Hutchinson, Tom. Project 1 and 2. Oxford University Press. Índice de Proficiência em Inglês (EF EPI) disponível em http://www.ef.com.br/epi/ Acesso em 21/11/2013 7:09
LARSEN-FREEMAN, Diane. Techniques and parinciples in language teaching.London: Oxford UniversityPress.1986
Memórias de aprendizagem de professores de língua inglesa disponível em: http://www.veramenezes.com/narprofessores.htm. Acesso em 21/11/2013 - 7:05
MENEZES. Vera. A LDB e a legislação vigente sobre o ensino e a formação de professor de língua inglesa. 2003. Disponível em: http://www.veramenezes.com/ensino.htm. Acesso em 30 out 2013.
Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental / língua estrangeira /Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998
RICHARDS, Jack C.. Interchange Fourth Edition Intro, 1, 2, 3, CUP 2014
Publicado
2014-09-29
Como Citar
COVINO, Liliana. O ensino de inglês como língua estrangeira: desenvolvendo competência comunicativa no ensino regular. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 13, p. 114-127, sep. 2014. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/215>. Acesso em: 23 june 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i13.215.

Palavras-chave

projeto; habilidade; comunicativa; Inglês; língua; estrangeira; CEF;