O ensino da gramática na educação básica: desafios e problemáticas

  • Rosana Passos Quitério de Carvalho Universidade Nove de Julho
  • Rita de Cassia Olivério Couto Universidade Nove de Julho, Universidade Católica

Resumo

Através de pesquisa bibliográfica, o presente trabalho busca abordar os desafios e problemas observados no ensino da gramática da educação básica da rede pública de ensino. Para tanto, parte-se da diversidade de linguagens utilizadas pelos alunos e do despreparo da escola para lidar com essa situação, com programas e professores antigos e inadequados para essa realidade. Os autores Travaglia (2006) e Cagliari (2009) servirão de base teórica para esta reflexão, além da contribuição de outros pesquisadores de igual importância.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Rosana Passos Quitério de Carvalho. Especialização em Psicopedagogia, Libras, Gramática e texto da Língua Portuguesa pela Universidade Nove de Julho. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Guarulhos, é professora da rede municipal de Guarulhos e das Faculdades Eniac de Guarulhos.
##submission.authorWithAffiliation##
Mestre em Semiótica das Literaturas pela mesma universidade. Bacharel em Língua e Literatura Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica, de São Paulo exerce, atualmente, a docência superior como professora do Centro Universitário Nove de Julho (São Paulo), tanto em nível de graduação como de pós-graduação lato sensu. Coordena, na mesma instituição de ensino, o Projeto Sementeira, voltado para desenvolvimento da leitura e divulgação da literatura infanto-juvenil. Faz parte do grupo de estudos Lingüística e Literatura: Teoria e Práticas Discursivas, certificado pelo CNPq.

Referências

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. 1ª Edição.São Paulo: Scipione, 2009. Pg. 16, 32
DUTRA, Vânia Lúcia Rodrigues. Abordagem funcional da gramática na escola básica. Anais do VII Congresso Internacional de Abralin. Curitiba, 2011. Disponível em: http://www.abralin.org/abralin11 _cdrom/artigos/Vania_Dutra.PDF. Acesso em 10 jan 2013.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 2004.
KATO, Mary A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. 7 edição. São Paulo: editora Ática, 2005, pg 28.
TRAVAGLIA, Carlos Luiz. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de
gramática. 11. Ed. São Paulo: Cortez, 2006.
Webgrafia
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Ensino de gramática em uma perspectiva textual-interativa e qualidade de vida. Disponível em: http://www.mel.ileel.ufu.br/homepages/travaglia/artigos/artigo_ensino _ gramatica _perspectiva _qualidade_vida.pdf. Acesso em 14 jan 2013.
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf/ pg. 60, Acesso em: 14 jan 2013
http://www4.uninove.br/ojs/index.php/dialogia/article/viewFile/847/727, pg 111. Acesso em 16 jan 2013
Publicado
2014-09-29
Como Citar
CARVALHO, Rosana Passos Quitério de; COUTO, Rita de Cassia Olivério. O ensino da gramática na educação básica: desafios e problemáticas. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 13, p. 104-113, sep. 2014. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/216>. Acesso em: 21 june 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i13.216.

Palavras-chave

gramática; diversidade; linguagens; ensino; Língua; Portuguesa