Políticas públicas e formação docente: a possibilidade da investigação didática no Programa Bolsa Alfabetização

  • Luci Ana Santos da Cunha FEUSP

Resumo

O artigo realiza análise preliminar sobre as contribuições do Programa Bolsa Alfabetização tanto na formação inicial de professores para as séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) nas Instituições de Ensino Superior (Pedagogia), quanto na colaboração da construção do sistema alfabético e da competência leitora e escritora dos alunos das escolas públicas da cidade de São Paulo.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Luci Ana Santos da Cunha é Pedagoga e Mestre em Didática: Metodologia e Teorias do Ensino pela FEUSP. É coordenadora dos curso de Pedagogia desde 2011 e da Pós-Graduação nas Faculdades Integradas Campos Salles desde 2007. É supervisora escolar da Prefeitura de São Paulo desde 20002. Publicou políticas públicas e formação docente na Revista Internacional d'Humanitats, v. 24, p. 29-32, 2012. Letramento e leitura de mundo: a formação de professores alfabetizadores. Filosofia e Educação – Interfaces com Lauand, Jean (org.) e Formação docente: pensando o estágio supervisionado - Breve Histórico e Filosofia e Educação. São Paulo: FACTASH

Referências

ALARCÃO, Isabel. Ser professor reflexivo. ___________. Formação reflexiva de professores. Estratégias de Supervisão. Porto, Porto Editora.1996.
ARATANGY, Claudia. Colóquio com as Universidades Parceiras do Bolsa Alfabetização.Palestra proferida no auditório da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo em 15 /dez / 2011.
CANDAU, Vera M.F., LELIS, Isabel.A. A relação teoria-prática na formação do educador. Tecnologia Educacional. Revista da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, 1983, v12 p.55.
CONTRERAS, José. La autonomia del profesorado. Madrid: Ed. Morata. 1997.
CUNHA, Luci Ana S. Estágio supervisionado e a formação de professores. 4 a 8 de maio de 1998. Águas de Lindóia, SP. Anais do IX ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino) – Águas de Lindóia, SP: 1998.
FDE. Apresentação do Programa Bolsa Alfabetização.Acessado em 10/04/2012 no sítio http://lereescrever.fde.sp.gov.br.
FIORENTINI, GERALDI & PEREIRA, Refletindo com Zeichner: um encontro orientado por preocupações políticas, teóricas e epistemológicas. In: Cartografias do trabalho docente. Campinas: Mercado de Letras, 1998
FREIRE, Paulo. A Educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
______. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
FUSARI, José C. A formação contínua de professores: o papel do Estado, da universidade e do sindicato. In: SMELIAN, A. (org.) Olhando a qualidade do ensino a partir da sala de aula. IX ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. Águas de Lindóia (SP),1998.
KINCHELOE, Joe. A formação do professor como compromisso político: mapeando o pós-moderno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote. 1992.
_________. Espaços de Educação e Tempos de Formação. Conferência realizada na Fundação Calouste Gulbenkian, 2001. Acessado em 20 / out /11 no sítio http://www.gulbenkian.pt/acarte/conferencia.html
RIOS, Terezinha A . Ética e competência . São Paulo: Cortez, 1997.
_________, Compreender e ensinar: Por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001.
SACRISTÁN, José G. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A .(org.). Profissão Professor. Porto: Ed. Porto, 1991.
_________________, Poderes instáveis em Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa, A (org.) .et alii. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
ZEICHNER. K.M. A formação reflexiva dos professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
Publicado
2014-10-27
Como Citar
CUNHA, Luci Ana Santos da. Políticas públicas e formação docente: a possibilidade da investigação didática no Programa Bolsa Alfabetização. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 13, p. 208-213, oct. 2014. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/223>. Acesso em: 21 june 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i13.223.

Palavras-chave

formação; professores; investigação; didática; política; educacional