Problemas E Soluções Ambientais Causados Por Uma Empresa De Produção De Blocos De Grande Porte

  • Vania Haddad Diego USP
  • walter Adasco UNESP-FEB/SP
  • Ricardo Camargo Araujo ENIAC
  • Mauricio Pedro Silva ENIAC

Resumo

No presente trabalho estaremos avaliando problemas e soluções relacionadas a poluição ambiental causadas por uma empresa de grande porte de Guarulhos que trabalha com a produção de blocos. Devido ao grande crescimento populacional na cidade de Guarulhos ocorreu também um crescimento na construção civil e na utilização dos produtos fabricados pela empresa em questão. Sendo assim o crescimento da empresa acompanhado da conscientização socioambiental poderá trazer vantagens econômicas e no marketing social e ambiental para a empresa.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
É doutora pela USP - Universidade de São Paulo em Neurociências e Comportamento (2002), Mestre na área de Teoria e Pesquisa (1997), Especialista em Ecologia e Graduada em Ciências Biológicas. É professora do ensino superior nos cursos de Engenharia de Produção, Mecatrônica, Gestão da Produção Industrial, da Qualidade e Ambiental. Tem experiência na área de pesquisa de campo e laboratório com confecção de equipamentos para testes de habilidades, e soluções de problemas ambientais com financiamento da Conservation International, Fapesp, CNPq e Capes. Orienta Projetos nas áreas: Ambiental e Tratamento de Resíduos, Engenharia Ambiental, Políticas Sociais e Ambientais, Análise de Projetos Ambientais e a Responsabilidade Social. Parecerista de projetos do CNPq.
##submission.authorWithAffiliation##
É Mestre em Engenharia de Produção pela UNESP-FEB/SP (2008); Especialista em Gestão Empresarial CEETEPS-IPEN/SP. Bacharelado em Engenharia de Produção. Graduado em Gestão da Produção Industrial e em Gestão de Qualidade, Consultor e Professor nas áreas de Administração e Engenharia de Produção, com ênfase em Projetos, Processos e Logística. Atua nas áreas de armazenagem, movimentação, racionalização de processos e aplicação de sistemas de informação.
##submission.authorWithAffiliation##

É mestre em administração. Analista financeiro e consultor. Professor do ensino superior nos cursos de Administração de Empresas, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Ambiental nas faculdades UNIP e ENIAC de Guarulhos onde orienta Projeto integrador e TCC. É Profissional da área de Finanças. Coordenador e Diretor na área financeira e gestão em diversas faculdades de São Paulo.
Engenharia de Produção – Faculdade ENIAC, Guarulhos/SP, Brasil

##submission.authorWithAffiliation##
É pesquisador da Fábrica de artigos do grupo Eniac, Editor Técnico da Revista ENIAC PESQUISA, especialista em OJS – open Journal System e especialista por notória especialidade em RH. É Pós-graduado em Administração de Recursos Humanos na Universidade São Judas Tadeu (1997) e em docência do Ensino Superior (2005). Professor do ensino superior nos cursos de Administração de Empresas, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Ambiental nas faculdades UNIP e ENIAC de Guarulhos, onde orienta Projeto integrador e TCC. É Profissional da área de Administrativa, com ênfase em Administração de RH e Finanças

Referências

ALMEIDA, Ivo T. A poluição atmosférica por material particulado na mineração a céu aberto. São Paulo: Departamento de Engenharia de Minas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP, 1999 (Dissertação de Mestrado apresentada ao Departamento de Engenharia de Minas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo). Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2014.
ANDRADE, Paula C. C. Impacto integrado de empreendimentos minerometalúrgicos em congonhas. Ouro Preto: Departamento de Engenharia de Minas da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, 2013 (Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia de Minas da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto). Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2014.
ANDRADE, R. O. B. de; TACHIZAWA, Takeshy; CARVALHO, A. B. de. Gestão ambiental: enfoque estratégico aplicado ao desenvolvimento sustentável. São Paulo: Pearson Makron Books, 2006.
BRASIL. Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. DOU – Diário Oficial da União [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 2 set. 1981. Disponível em: . Acesso em: 19 dez. 2013.
CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente (Brasil). Resoluções do Conama: Resoluções vigentes publicadas entre setembro de 1984 e janeiro de 2012. Ministério do Meio Ambiente. Brasília: MMA, 2012. Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2014.
DONAIRE, D. Gestão Ambiental na Empresa. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2004.
FELLENBERG, G. Introdução aos Problemas da Poluição Ambiental.São Paulo: Editora EPU, 2006.
PROGUARU Disponível em http://www.proguaru.com.br/site/recebimento_entulho 16.09.2013 (acesso em 26/07/2014)
RIBEIRO, D. V., MORELLI,M.R. Resíduos Sólidos- Problema ou Oportunidade. 1ª Ed. Interciencia, 2009.
SINGH, Y. K. Environmental science. New Delhi: New Age International Publishers, 2006. Disponível em: . Acesso em: 19 dez. 2013.
VALLE, C. E. Qualidade ambiental – ISO 14000. 9. ed. São Paulo: Senac, 2009.
Publicado
2014-10-17
Como Citar
DIEGO, Vania Haddad et al. Problemas E Soluções Ambientais Causados Por Uma Empresa De Produção De Blocos De Grande Porte. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 13, p. 09-20, oct. 2014. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/229>. Acesso em: 23 june 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i13.229.

Palavras-chave

Produção; Blocos; Poluição; Gestão; Ambiental