J. J. ROUSSEAU E O PROCESSO EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO DO HOMEM NA SOCIEDADE

  • Jorge Marques Pontes Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO

Resumo

O artigo desenvolve uma reflexão sobre a educação como um processo de formação do homem na sociedade a partir da concepção filosófica de Jean-Jacques Rousseau extraída de sua obra Emílio ou Da Educação, buscando discutir o conceito de educação nas dimensões da ética e da política frente a nossa contemporaneidade através do confronto das idéias do filósofo genebrino com outros autores. Concluindo que, mesmo desprezando a dimensão antropológica da “educação negativa” de cunho não diretivo defendida pelo autor e as atualizações modernas desse pensamento como a Escola de Summerhill, prevalece uma dimensão subjetiva que, para que haja um bom desenvolvimento do homem, necessita contar com a contribuição da filosofia e da sociologia, estimulando-o a refletir sobre ele mesmo e a sociedade em que vive.

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Publicado
2015-12-29
Como Citar
PONTES, Jorge Marques. J. J. ROUSSEAU E O PROCESSO EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO DO HOMEM NA SOCIEDADE. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, v. 2, n. 16, p. 171-182, dec. 2015. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/232>. Acesso em: 22 june 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v2i16.232.

Palavras-chave

Filosofia da Educação. Pedagogia. Educação. Iluminismo. Política.