Contribuição dos Sistemas Integrados de Gestão para as Práticas de Ensino e Aprendizagem

  • Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz
  • Hélio Roberto Hékis
  • Jamerson Viegas Queiroz
  • Lucas Ambrósio B. de Oliveira
  • Natália Veloso Caldas de Vasconcelos

Resumo

Este artigo tem como objetivo evidenciar a importância que um sistema de gestão tem para uma IES, e como este sistema, pode colaborar com as práticas de ensino e aprendizagem, e isto será feito através de um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como justificativa para o estudo temos a universidade como um ambiente nos quais muitas pessoas tem pouco tempo para desenvolver as atividades, o uso de ferramentas evoluídas tecnologicamente, neste caso o sistema de gestão, facilitaria bastante o cotidiano das pessoas. A problemática de pesquisa gira em torno do seguinte questionamento: como um sistema de informação pode contribuir para as práticas de ensino. A metodologia empregada consistiu em duas etapas, revisão bibliográfica e estudo de caso. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte sendo que o objeto de estudo foi o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, o (SIGAA). Os resultados encontrados evidenciaram a importância de um sistema de gestão para a prática do ensino e aprendizagem, e isso foi feito através da descrição do sistema de informação, mostrando a utilidade de seus módulos. A conclusão que pode ser feita é que o sistema de informação integrado a gestão universitária, envolve processos mutuamente dependentes de credibilidade, agilidade e recuperação rápida das informações, colaborando também para o relacionamento professor-aluno, tornado os processos mais eficientes.

Biografia do Autor

Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz

Doutora e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Email: fernandacbpereira@yahoo.com.br

Hélio Roberto Hékis

Doutor em Engenharia de Produção e Serviços. Mestre em Administração - Gestão Estratégica das Organizações. Contador e Auditor CRC-SC 14.844; Professor do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da - UFRN;  Pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS-UFRN); Avaliador Institucional e de Cursos do INEP/MEC; Cel: +55(84) 8116-6096; Sites: http://lattes.cnpq.br/9599726799047515 http://www.docente.ufrn.br/hrhekis

Jamerson Viegas Queiroz

Doutor em Engenharia de Produção e mestre em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Email: jvqjamerson@yahoo.com.br

Lucas Ambrósio B. de Oliveira

Mestrando em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.  Email: lucasambro@gmail.com

Natália Veloso Caldas de Vasconcelos

5 - Mestranda em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.  Email: nataliaveloso@hotmail.com

Publicado
2012-07-19
Como Citar
QUEIROZ, Fernanda Cristina Barbosa Pereira et al. Contribuição dos Sistemas Integrados de Gestão para as Práticas de Ensino e Aprendizagem. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 9, p. 45-52, july 2012. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/24>. Acesso em: 23 june 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i9.24.

Palavras-chave

Gestão Universitária; Sistemas de Gestão; Ensino