Ambiente mediado por computador para auxiliar alunos com necessidades especiais auditivas na aprendizagem da língua portuguesa
Resumo
Existem diferenças entre a deficiência auditiva e a surdes; a deficiência auditiva é adquirida após o nascimento e a surdes é congênita, ou seja, ocorre antes do nascimento. Um surdo possui como modelo linguístico e cultural a língua de sinais, já o deficiente auditivo tenta utilizar a língua oral (o português falado e sinalizado) e na maioria das vezes rejeita a língua de sinais. De qualquer forma a dificuldade destes grupos de pessoas fica evidenciada em sua comunicação social. As escolas de educação especial no Brasil utilizam a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), como método de alfabetização. Ela possui suas próprias regras e ao contrário do que muitas pessoas pensam não é o português sinalizado. Somente após a alfabetização em LIBRAS, os alunos incidam o contato com o português escrito. É como aprender uma segunda língua que possui novas regras. Desta maneira muitas dificuldades aparecem e necessitam de apoio. Como o uso do computador é evidenciado nas escolas os pesquisadores criaram um ambiente virtual de aprendizagem para tentar reduzir estas dificuldades na aprendizagem da língua portuguesa e permitir sua intersecção com a LIBRAS. Este ambiente foi desenvolvido na tese de doutorado realizada na UMC (universidade de Mogi das Cruzes).Referências
[2].SIGN. Um capítulo da história do Sign Writing. Disponível em
[3] CORADINE, L. C.; ALBUQUERQUE, F. C.; SILVA, A.; MADEIRO, M.; PEREIRA, M.: Interpretação de orações simples através do Falibras (Tradutor Português?Libras) para auxiliar na aprendizagem de crianças surdas. Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, nº 2, dez, 2007.
[4] MARTINO, J. M. D.; AMARAL, W. Comunicação estabelecida. Unicamp. Jornal da Unicamp, Campinas, 14 a 20 de maio de 2012. Edição 526. Meio eletrônico.
[5] FERNANDES, J.C.L. Tese de doutorado: Ambiente virtual para auxiliar surdos na construção de frases com diferentes tempos verbais. 2012. Orientador: Silvia Cristina Martini Rodrigues.
Palavras-chave
Com a simples submissão do artigo, os autores já aderem ao compromisso da plena conformidade do trabalho com os critérios técnicos, acadêmicos e científicos de originalidade. O descumprimento de quaisquer dos termos do compromisso de originalidade constitui plágio. Os autores desde já isentam as Faculdades Integradas Campos Salles de qualquer responsabilidade por lesão a direitos de terceiros.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.