Ensino superior: aspectos que envolvem a formação acadêmica na atualidade

  • Simone Aparecida Silva Angelo Bassotto UNICID-SP

Resumo

O presente artigo tem como objetivo versar sobre alguns aspectos que envolvem a formação acadêmica na atualidade, para isso, considerou-se questões sobre a vida adulta na contemporaneidade: desafios constantes, dificuldade para se organizar frente às novas exigências da sociedade e necessidade de enfrentamento de realidades na busca de aperfeiçoamento profissional. A inserção no Ensino Superior, muitas vezes pode ser entendida como modo de ascensão profissional, o que tem aumentado a busca por essa modalidade de ensino, no entanto é importante ressaltar que o acolhimento na Universidade se torna cada vez mais necessário, a fim de que os alunos que se inserem no Ensino Superior superem as dificuldades do processo de inserção, evitando assim, a evasão, o desânimo e promovendo o alcance das aprendizagens significativas.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Professora de Educação Básica na rede municipal de Guarulhos; Mestre em Educação pela UNICID; Pós-graduada em Docência na Educação Superior pela Pós-Bagozzi; Pós-graduada em MBA- Gestão de Pessoas pela Pós-Bagozzi; Graduada em Pedagogia pela Faculdade Bagozzi; Graduada em Serviço Social pela UNICID; Membro do grupo de pesquisa: Formação e Aprendizagem de profissionais da Educação. Professora no curso de Docência na Educação Superior.

Referências

BAUMAN, Z. Vida líquida. Tradução Carlos Alberto de Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed.2007.
BOUTINET, J. Pierre. A imaturidade da vida adulta. Tradução Dina Osman.Porto-Portugal:Rés-Editora Lda,1999.
COLOUN, A. A condição de estudante: a entrada na vida universitária; Trad. De: Georgina Gonçalves dos Santos, Sônia Maria da Rocha Sampaio. Salvador: EDUFBA, 2008.
DANIS, Claudia. Processos de aprendizagem dos adultos numa perspectiva de desenvolvimento. In: DANIS, C.; SOLAR, C. Aprendizagem e desenvolvimento dos adultos. Tradução Joana Chaves. Les Editions Logiques. Inc.1998.
DOMINICÉ, P. A Formação de adultos confrontada pelo imperativo biográfico. Educ. pesqui. vol. 32 n. 2. São Paulo may/aug. 2006.
FURLANETTO, E. C. Processos de (trans)formação do professor: diálogos disciplinares. ECCOS- Revista Científica. v.12. n.1, p. 85-101, jan./jun. 2010.
MACHADO, E. V.; SILVA, J. M.; LAUAND, J. (orgs.). As mudanças no mundo do trabalho e a importância da Educação Superior (BASSOTTO, S. A. S. A) In: Filosofia e Educação-Interfaces. São Paulo: Factash – 2011. P.119-128.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência do ensino superior. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
PLACCO, V. M. N. S.; SOUZA, V. L. T. (Orgs.) A aprendizagem do adulto professor. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
SILVA, J. M. Caminhos para a democratização do acesso, permanência e aprendizagem na universidade. Revista internacional d’umanitats. 23. São Paulo: CEMOrOc-Feusp/Universidade Autònoma de Barcelona, out./dez. 2011, p.39-44.
Disponível em:< www.hottopos.com/rih23/39-44jair.pdf >. Acesso em 20/02/2012.
SOARES, M. S. A. A Educação superior no Brasil. Porto Alegre: 2002.
ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Trad. Ernani Rosa – Porto Alegre: Artmed, 2004.

Referências eletrônicas

BASSOTTO, S. A. S. A. As dificuldades de leitura e interpretação de textos dos alunos de pedagogia nos primeiros semestres do curso em duas Universidades do setor privado de ensino do estado de São Paulo. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores – Águas de Lindóia – 2014. Disponível em: . Anais ISSN: 2357-7819.
________. Os desafios enfrentados pelos alunos de pedagogia para inserção no ensino superior. 2012. 141p. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Disponível em: http://www.unicid.edu.br/pos-graduacao-pesquisa-extensao/mestrado-e-doutorado/mestrado-em-educacao/dissertacoes/orientacoes-em-andamen mento/. Acesso em: 02/09/2014.
Publicado
2014-12-26
Como Citar
BASSOTTO, Simone Aparecida Silva Angelo. Ensino superior: aspectos que envolvem a formação acadêmica na atualidade. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 14, p. 157-165, dec. 2014. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/243>. Acesso em: 21 june 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i14.243.