Críticas à Resolução CNE/CES Nº9/2004 e Sugestões para o Novo Marco Regulatório do Ensino Jurídico Brasileiro
Resumo
O objetivo desse texto é o de apresentar considerações acerca das diretrizes curriculares dos cursos de direito no Brasil. Fez-se breve retrospectiva sobre os mesmos, analisaram-se os dados colhidos no ENADE 2012 e apontaram-se as distorções decorrentes da regulação do ensino jurídico no Brasil. À guisa de conclusão, apresentaram-se sugestões para o futuro marco regulatório do ensino jurídico brasileiro. As sugestões contidas nesse texto, exclusivamente de cunho pessoal do autor e não traduzem a opinião de qualquer instituição, foram externalizadas oralmente na audiência pública realizada pela OAB/SP em julho de 2013 e na reunião aberta realizada pelo MEC na Faculdade de Direito da USP em outubro de 2013.
Referências
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______. Lei n°. 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências.
______. Portaria MEC n°. 1.886, de 30 de dezembro de 1994. Fixa as diretrizes curriculares e o conteúdo mínimo do curso jurídico.
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Palavras-chave
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