Fundamentos de uma Fábrica de Software Orientada a Objetos Processos

  • Leonardo Dominguez Dias
  • Juan Felipe Restrepo Naranjo
  • Daniela Marques
  • Jorge Luis Risco Becerra

Resumo

Atualmente a demanda por softwares ou serviços de tecnologia de informação e sua complexidade têm aumentado, trazendo assim novos desafios à engenharia de software. A crescente demanda e complexidade também exigem uma maior produtividade, sempre aliada à qualidade nos softwares desenvolvidos.  Qualidade e produtividade que podem ser melhoradas utilizando algum modelo de qualidade ou de estruturas organizadas como fábricas de softwares.  A fábrica de software é um modelo de produção e uma alternativa para desenvolvimento de software em diversas escalas. A comunidade de software entende essa definição utilizando o conceito de fábrica de manufatura, entretanto, existem características especiais na produção de software que o diferenciam do processo de manufatura. Por essas razões, este artigo apresenta os fundamentos relacionados com a fábrica de software baseada no conceito de objeto processo, em que se levam em consideração um modelo de qualidade e os requisitos específicos de negócio da empresa.

Biografia do Autor

Leonardo Dominguez Dias

Mestre em Engenharia de Computação - fábrica de software USP. Engenheiro da Computação USP, Gerente de TI da USP. Arquitetura de Sistemas de Computação e projetos de implantação de fábricas de software.

Juan Felipe Restrepo Naranjo

Pesquisador do intercambio acadêmico engenharia de computação politécnica USP. E-mail: felipe.rn8@gmail.com

Daniela Marques

Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional USP. Graduação em Ciência da Computação pela Escola de Engenharia de Piracicaba (1994), Profa. Pesquisadora IFECTSP. E-mail: marquesdaniela@yahoo.com.br

Jorge Luis Risco Becerra

Prof. Doutor pesquisador do Laboratório de Tecnologia de Software (LTS) do DP Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica – USP. Consultor na área de engenharia de software, SI, qualidade de software e automação.  E-mail: jorgerisco.poli@gmail.com

Publicado
2012-07-19
Como Citar
DIAS, Leonardo Dominguez et al. Fundamentos de uma Fábrica de Software Orientada a Objetos Processos. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 9, p. 53-61, july 2012. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/25>. Acesso em: 21 june 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i9.25.

Palavras-chave

Fábrica de software; Processo de software; Objeto processo; Modelo de qualidade