A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O ENSINO DOS CONCEITOS DA PSICOLOGIA PARA O CURSO DE PEDAGOGIA
Resumo
O Brincar é um facilitador para o processo de aprendizagem, no que se refere aos conceitos abstratos de Psicologia para o curso de Pedagogia. Trata-se de um elo entre o mundo interno e externo do aluno, possibilitando potencializá-lo na apropriação do seu processo de aprendizagem. Esta pesquisa relaciona-se a experiência in loco, utilizando-se o relato de caso da própria autora. O objetivo da autora era buscar novas ferramentas, com o intuito que os conceitos fossem vividos consoantes ao desejo de aprendizagem dos alunos, mesmo diante das dificuldades sociais, emocionais, culturais e históricas enfrentadas por este grupo de alunos.
Referências
Bee, H. A criança em desenvolvimento. 3 edição. São Paulo: Harbra, 1986.
Freud, S. Escritores Criativos e Devaneio. IN: “Gradiva” de Jensen e outros trabalhos (1906- 1908) Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas Sigmund Freud. Volume IX. Rio de Janeiro: Imago, 2006.
Winnicott, D. W. O Brincar & Realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
Taille, Y; Oliveira, M. K e Dantas, H. Piaget, Vygotsky e Wallon. Teoria Psicogenéticas em discussão. 23 edição. São Paulo: Summus, 1992.
Palavras-chave
Com a simples submissão do artigo, os autores já aderem ao compromisso da plena conformidade do trabalho com os critérios técnicos, acadêmicos e científicos de originalidade. O descumprimento de quaisquer dos termos do compromisso de originalidade constitui plágio. Os autores desde já isentam as Faculdades Integradas Campos Salles de qualquer responsabilidade por lesão a direitos de terceiros.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.