A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O ENSINO DOS CONCEITOS DA PSICOLOGIA PARA O CURSO DE PEDAGOGIA

  • Christiane Sanches Tribunal de Justiça de São Paulo; Instituto Sedes Sapientiae e Faculdades Integradas Campos Salles

Resumo

O Brincar é um facilitador para o processo de aprendizagem, no que se refere aos conceitos abstratos de Psicologia para o curso de Pedagogia. Trata-se de um elo entre o mundo interno e externo do aluno, possibilitando potencializá-lo na apropriação do seu processo de aprendizagem. Esta pesquisa relaciona-se a experiência in loco, utilizando-se o relato de caso da própria autora. O objetivo da autora era buscar novas ferramentas, com o intuito que os conceitos fossem vividos consoantes ao desejo de aprendizagem dos alunos, mesmo diante das dificuldades sociais, emocionais, culturais e históricas enfrentadas por este grupo de alunos.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento - Mackenzie

Graduada em Psicologia - Mackenzie

Especialista em Psicologia Hospitalar pela Santa Casa

Formação em Psicanálise da Criança - Sedes Sapientiae

Organizadora e Co-autora da obra A violação dos Direitos da Crianças e Adolescentes: perspectivas de enfrentamento. Editora Summus, São Paulo, 2014

Referências

Asbahr, F.S. F e Sanches, Y. C. S. Transformação social: uma possibilidade da educação escolar? IN: Paro, V. H. A teoria do Valor em Marx e a Educação. 2 edição. São Paulo: Cortez, 2013.
Bee, H. A criança em desenvolvimento. 3 edição. São Paulo: Harbra, 1986.
Freud, S. Escritores Criativos e Devaneio. IN: “Gradiva” de Jensen e outros trabalhos (1906- 1908) Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas Sigmund Freud. Volume IX. Rio de Janeiro: Imago, 2006.
Winnicott, D. W. O Brincar & Realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
Taille, Y; Oliveira, M. K e Dantas, H. Piaget, Vygotsky e Wallon. Teoria Psicogenéticas em discussão. 23 edição. São Paulo: Summus, 1992.
Publicado
2015-12-16
Como Citar
SANCHES, Christiane. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O ENSINO DOS CONCEITOS DA PSICOLOGIA PARA O CURSO DE PEDAGOGIA. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, v. 1, n. 15, p. 202-207, dec. 2015. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/252>. Acesso em: 27 sep. 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i15.252.

Palavras-chave

pedagogia;psicologia;brincar