AUTOMATIZAÇÃO DE UMA RETIFICADORA INDUSTRIAL PARA CILINDROS DE SERIGRAFIA

  • Wellington Silva Figueiredo Faculdade Eniac
  • Fabio Cordeiro da Silva Faculdade Eniac
  • Erick Círiaco dos Santos Faculdade Eniac
  • Vinicius Martins dos Santos Faculdade Eniac
  • Luciano Galdino Faculdade ENIAC

Resumo

Este artigo apresenta os problemas mais comuns em um maquinário defasado, explicando o que é OEE e como o monitoramento desse índice pode mostrar os caminhos para o aumento da produtividade e também como obter a melhoria contínua da produção, produzindo sempre com mais eficiência e implementando um sistema automatizado teoricamente simples, em uma máquina retificadora de serigrafia, onde por sua vez tem a função de retificar os cilindros para o equipamento principal do processo de fabricação de para-brisas automotivos. Entretanto, para que o tempo de setup seja diminuído e a segurança do operador esteja aplicada de forma interdependente diante dessa oportunidade de melhoria continua, foi acoplada a estrutura da máquina um eixo com fuso esférico e um acionamento elétrico comandado por CLP, e sensores fotoelétricos retroreflectivo, visando uma melhor produtividade e segurança para os envolvidos no processo, onde a economia de tempo de setup terá um resultado significativo com relação a custos de produção, e consequentemente diminuirá a fadiga do operador devido a eliminação da operação mecânica que era realizada no equipamento.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Operador e programador de CNC na ABB. Graduando em EngenhariaMecatrônica na Faculdade Eniac. E-mail: wellintonb2012@hotmail.com.
##submission.authorWithAffiliation##
Graduando em Engenharia de Controle e Automação na Faculdade Eniac
##submission.authorWithAffiliation##
Graduando em Engenharia Mecatrônica na Faculdade Eniac
##submission.authorWithAffiliation##
Graduando em Engenharia Mecatrônica na Faculdade Eniac
##submission.authorWithAffiliation##
Professor de Física e Elementos de Máquina na Faculdade ENIAC. Mestre em Ciências Exatas e da Terra na área de Física Nuclear pela USP, especializado em Física pela USP e Licenciado em Matemática pela UNG

Referências

AMORIM, J.P. OEE – A Forma de Medir a Eficiência dos Equipamentos, 2009. Disponível em Acesso em 08 de maio de 2014.

ANTONELLI, P. L. Introdução aos Controladores Lógicos Programáveis (CLPs): Programa de Qualificação e Requalificação Profissional do Ministério do Trabalho. Brasil, 1998.

BUFFA, E.S.: “Research in operations management”. Journal of Operations Management, 1 (1), pp. 1-7, 1980.

CAPELLI, Alexandre. Automação industrial: controle do movimento e processos contínuos. 2ª ed. São Paulo: Érica, 2007.

DALLY, W., RILEY, W.F. & MCCONNELL, K.G. Instrumentation for Engineering Measurements, Second Edition, New York, Chi Chester, John Wiley and Sons, 1993.

EGROJ, Fusos de Esfera. Disponível em Acesso em 12 de junho de 2014.

FIALHO, Arivelto Bustamante – Automação Pneumática: Projetos, Dimensionamento e Análise de Circuitos, 7ª ed. – São Paulo: Érica, 2011.

GOMES, Sinésio. Máquinas e Comandos Elétricos: Resumo das aulas de comandos e instalações de máquinas industriais ministradas nos cursos técnicos em eletroeletrônica e eletricista de manutenção, 2013. Disponível em Acesso em 16 de outubro de 2014.

GUIMARÃES, Alexandre de Almeida. Eletrônica Embarcada. 1ª Edição. São Paulo: Editora Érica, 2007. 326 p.

JOHNSON, T.H.; KAPLAN, R.S. Relevance Lost. Boston: Harvard Business School Press, 1987.

NAKAYGAWA, H. R. T. Controle de vazão de líquido utilizando software de programação de CLP. Monografia (Trabalho de Final de Curso em Engenharia de Controle e Automação). Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, 2009.

PINTO, Danilo Pereira, Braga, H. A. C. The Discipline and the Energy Efficiency Laboratory (LEENER): Formation, Development and Transference of Technology for the Combat to the Energy Waste In: Powering 2008. International Conference on Power Engineering Energy and Electrical Drives, 2008, Setubal.

SLACK, Nigel, CHAMBERS, Stuart, JOHNSTON, Robert - Administração da Produção: ATLAS, 2ª ed., 2002.

TELECURSO 2000. Curso Profissionalizante: Elementos de Máquina - volume 2. São Paulo: Globo. 2000, 256p.
Publicado
2015-12-16
Como Citar
FIGUEIREDO, Wellington Silva et al. AUTOMATIZAÇÃO DE UMA RETIFICADORA INDUSTRIAL PARA CILINDROS DE SERIGRAFIA. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, v. 1, n. 15, p. 156-172, dec. 2015. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/272>. Acesso em: 27 sep. 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i15.272.

Palavras-chave

Automatizado, retificadora, produtividade