A QUALIDADE EM SERVIÇOS NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

  • Andrea de Morais Miguel Faculdades Campos Salles - FICS
  • Bruna Ferreira da Silva Faculdades Campos Salles - FICS
  • Jaqueline Moreira Alves Dino Faculdades Campos Salles - FICS
  • João Carlos Lopes Fernandes Faculdades Eniac
  • Luana Morais Soares Faculdades Campos Salles - FICS
  • Monica Maria Martins de Souza Campos Sales Eniac
  • Priscila Maria de Carvalho Faculdades Campos Salles - FICS
  • Rafaela Moreira Alves Dino Brito Faculdades Campos Salles - FICS

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo explanar sobre a qualidade no ambiente organizacional, no intuito de demonstrar a importância da satisfação e motivação dos seus colaboradores, pois estes são peças chave para a imagem da organização. Um colaborador motivado desempenha sua função atingindo o alto nível de satisfação de seu cliente, gerando uma imagem positiva. Um dos fatores que interfere na motivação dos colaboradores é a cultura adotada pela organização que não consegue agradar a todos, porém, é imposta de forma que todos os indivíduos adéquam-se e hajam de acordo com a política da organização influenciando na tomada de decisões, regras e procedimentos. O clima organizacional é consequência e resultado da cultura, que pode ser percebido por meio do comportamento de seus colaboradores. Caso o ambiente esteja desagradável poderá gerar conflitos que, sendo bem administrados pela empresa, podem atuar de forma construtiva, porém, quando o conflito é mal administrado, ou seja, quando os gestores os consideram irrelevantes, faz com que o ambiente de trabalho atue de forma destrutiva para os funcionários. Para diminuir o conflito é necessário a motivação e o trabalho em equipe, a união das pessoas tem a possibilidade de atingir resultados positivos. 

Biografia do Autor

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Administradora pelas Faculdades Campos Salles - FICS
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Bacharel em Ciências da Computação, Mestre em Engenharia de Computação e Doutor em Engenharia Biomédica na área de Tecnologias Computacionais. Coordenador do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul, professor associado do Instituto Mauá de Tecnologia, professor e autor da pós-graduação da Unyleya, pesquisador da Faculdade ENIAC.
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Administradora pelas Faculdades Campos Salles - FICS
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Psicóloga Doutora em Comunicação e Semiótica, Mestre em Administração, Especialista em RH, Docência e Tecnologia educacional. Professora de Pós-graduação do Mackenzie, UNIP, ENIAC. Coordenadora e organizadora de seminários e Editora de Anais e revista acadêmica da Campos Salles e ENIAC.
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Administradora pelas Faculdades Campos Salles - FICS
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Administradora pelas Faculdades Campos Salles - FICS

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Publicado
2015-12-16
Como Citar
MIGUEL, Andrea de Morais et al. A QUALIDADE EM SERVIÇOS NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, v. 1, n. 15, p. 101-131, dec. 2015. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/280>. Acesso em: 27 sep. 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i15.280.

Palavras-chave

Qualidade, Comportamento, Clima organizacional, Motivação e Satisfação