Qualidade: ferramenta representativa e diferencial competitivo na prestação de serviços

  • Monica Maria Martins de Souza
  • Ricardo Camargo de Araújo
  • Ruy Guérios

Resumo

A terceirização é uma das características da pós-modernidade acompanhada de mudanças administrativas que revolucionam a administração e a qualidade do trabalho das pessoas que antes tinham a segurança de empregos estáveis nas grandes empresas - as que mais atividades terceirizam. O sistema estabeleceu uma sociedade de risco que distribui malefícios a toda a sociedade e benefícios a poucos. O fato foi observado no setor de alimentação industrial em quatro unidades de uma empresa mineradora por meio de entrevistas à funcionários, gestores e prestadores de serviços que tiveram seus salários continuamente diminuídos nas sucessivas mudanças de contrato, após o início da terceirização. Para a economia nas últimas décadas o setor de serviços tem destacado como fator significativo de mudanças e geração de renda, mas na opinião dos funcionários entrevistados essas mudanças geraram continuamente menores salários, conformismo, e submissão para viabilizar a possibilidade do emprego de subexistencia, sem perder a qualidade.

Biografia do Autor

Monica Maria Martins de Souza

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. (2005), Mestre em Administração de empresas pelo Mackenzie/SP. (1999). Especialista em Administração. de RH pela UNA. União de Negócios Adm. de BH, MG. (1995), e especialista em Tecnologia Educacional pela UNINOVE SP. (2000), é Psicóloga graduada Newton Paiva de BH/ MG. (1991). Atualmente é Profa convidada pela Pós-graduação do Mackenzie. Desde 2006 é avaliadora INEP. Profa. Dra, Pesquisadora da Faculdade ENIAC, coordena grupos de pesquisa e iniciação científica, organizadora dos Seminários Anuais desde 2009 e da Revista Acadêmica ENIAC PESQUISA. É Profa. Dra. Pesquisadora, coordenadora de Cursos e da Revista Acadêmica Augusto Guzzo das Faculdades Integradas Campos Salles - FICS desde agosto de 2010. Consultora da Euroatlantica Ghesa Brasil Ltda.

Ricardo Camargo de Araújo

Mestre em Adm. Desde 2009 é Prof. Pesquisador da Faculdade ENIAC, onde coordena o Curso de Finanças e a Revista Acadêmica ENIAC PESQUISA. Orientador do Grupo de Pesquisa e Iniciação Científica, Orienta Monografias, TCC. Co- Organizador dos Seminários Anuais ENIAC desde 2009.

Ruy Guérios

Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Paulista. Graduado em Tecnologia de Administração de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade Norte do Paraná (2008). É mantenedor do Colégio Eniac (Educação Básica) e diretor geral da Faculdade Eniac. Inovou com a utilização de crachas eletrônicos para acesso e controle de frequencia em escolas em 1988 e com a utilização da biometria em IES (2007). Participa da AEG - Associação das Escolas de Guarulhos, onde ocupou a vice-presidência, é diretor da ANET - Associação Nacional de Educação Tecnológica e foi eleito delegado paulista representando São Paulo na Primeira Conferência Nacional da Educação Profissional e Tecnológica em 2006/2007, idealizou e aplicou o sistema de gestão da qualidade aplicado na gestão escolar .E-mail: ruy.guerios@eniac.com.br

Publicado
2012-07-19
Como Citar
SOUZA, Monica Maria Martins de; ARAÚJO, Ricardo Camargo de; GUÉRIOS, Ruy. Qualidade: ferramenta representativa e diferencial competitivo na prestação de serviços. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 9, p. 96-108, july 2012. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/29>. Acesso em: 21 june 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v1i9.29.

Palavras-chave

Qualidade; mudança social e econômica; terceirização