METODOLOGIAS ATIVAS PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA NA FACULDADE ENIAC

  • Simone Cristina Gonçalves Vianna Universidade Cidade de São Paulo - UNICID
  • Álvaro Fernando Rodrigues da Cunha Aliant International University

Resumo

No âmbito acadêmico atual existe uma da demanda pelo uso das “Metodologias Ativas” para a formação profissional. Esta pesquisa compartilha uma das experiências vividas no Curso de Pedagogia da Faculdade Eniac FAPI, na formação de futuros pedagogos, a partir deste processo. Ele trata do significado de se formar um profissional. Das verdadeiras demandas do mundo do trabalho, especificamente deste tipo de trabalho. Do papel dos atores envolvidos – neste caso da instituição de ensino, dos professores, do tipo de aluno nesta formação profissional, e do modus operandi, o como formar este profissional capaz de lidar com as demandas especificas do ensino.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID (2011). Especialista em Redes de Computadores pelo Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo LARC/USP (2003). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID (2010). É Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade São Judas Tadeu - USJT (1999).
##submission.authorWithAffiliation##
Prof Pesquisador da Aliant International University San Diego - Califórnia – EUA. Pós-doutor em etno-antropo-linguística. Unicamp. Doutor e Mestre em Língua Portuguesa. USP. Graduado em Letras. Universidade da Amazônia. Prof Cientista da Unicamp na criação da TeCOE® -Teoria de Cruzamento em Oralidade e Escrituralidade em 2013. Pesquisador no Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação - LEER-USP

Referências

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2ª.ed, Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. p.476
DEMO, Pedro. Formação permanente e tecnologia. 8ª.ed. Ed, Petrópolis RJ. 20014.
MICHAELIS, Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009. p.63
MONEREO, C. Coll. et al., Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre - RS: Artmed Ed. S.A., 2010.
TAKEUCHI, H Nonaka, I. Gestão do conhecimento. 2ª.ed, Porto Alegre RS: Bookman, 2004. p.1

Referências Eletrônicas 9Eletronicas

Boletím Tecnico Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v.34, n.2, maio/agosto de 2008. Disponível em: http://www.oei.es/pdf2/habilidades-seculo-xxi.pdf. Acesso, 15/09/15, 22h00
DELORS, J. Um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da comissão internacional sobre Educação para o século XXI, 41 pp, Julho de 2010. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf. Acesso, 15/09/15, 23h55min.

Discutindo informática: https://magic.piktochart.com/output/6952093-infografico-discutindo- a-informatica Acesso, 15/09/15, 20h35min.
Publicado
2015-12-29
Como Citar
VIANNA, Simone Cristina Gonçalves; CUNHA, Álvaro Fernando Rodrigues da. METODOLOGIAS ATIVAS PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA NA FACULDADE ENIAC. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, v. 2, n. 16, p. 112-127, dec. 2015. ISSN 2316-3852. Disponível em: <https://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/291>. Acesso em: 22 june 2021. doi: https://doi.org/10.22287/ag.v2i16.291.

Palavras-chave

Metodologias Ativas, Formação Profissional, Pedagogia do Sujeito