ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA DE UM SISTEMA AUTOMATIZADO PARA INCLUSÃO DO DEFICIENTE VISUAL NA INDÚSTRIA: ADAPTAÇÃO DO DEFICIENTE VISUAL EM UMA CÉLULA PRODUTIVA
Resumo
Atualmente na sociedade existe a necessidade de que sejam implantadas ferramentas de inclusão social para deficientes em geral, e nas indústrias isso não é diferente. No caso específico do deficiente visual, até o momento, não há qualquer tipo de ferramenta ou sistema que possibilite a inclusão deste em um ambiente produtivo e nem sequer normas específicas para assegurar a sua integridade física. Baseado nisto, este artigo apresenta o desenvolvimento de um sistema automático que possibilite a substituição do sentido da visão pelo tato, possibilitando o trabalho de um deficiente visual em um ambiente produtivo industrial, através de componentes comuns utilizados em automação industrial, apoiado em normas de segurança gerais já existentes. Será abordada também a análise da viabilidade técnica para implantação e um exemplo de um setor industrial para deficientes visuais.
Referências
CAMPBELL, Larry. Trabalho e cultura: meios de fortalecimento da cidadania e do desenvolvimento humano. Revista Contato – Conversas sobre Deficiência Visual – Edição Especial. Ano 5, número 7 – Dezembro de 2001.
CENSO DEMOGRÁFICO 2010. Tabulação Avançada: Resultados Preliminares da Amostra, disponível em
FITZGERALD, A. E.; KINGSLEY, Charles; UMANS, Stephen D. Máquinas elétricas: com introdução à eletrônica de potência. 6 ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
BIRD, Jonh, Circuitos elétricos, teoria e tecnologia. 3 ed. São Paulo: Elsevier, 2009.
GIL, Marta (org). Deficiência Visual. Ministério da Educação. Secretaria de Educação à Distância, n° 1/2000.
HIBBELER, Russell C. Dinâmica: Mecânica para Engenharia. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
KOPELVSKI, Maycon M. Teoria de CLP. São Paulo: Instituto Federal, 2010. (Apostila).
MCMILLAN, Robert B., Rotating machinery: practical solutions to unbalance and misalignment. 1 ed. New York, 2004. Maycon Max Kopelvski
MELCONIAN, Sarkis. Elementos de máquinas. 9. ed. São Paulo: Érica, 2008.
NBR NM - 272:2002 - Segurança de máquinas - Proteções - Requisitos gerais para o projeto e construção de proteções fixas e móveis.
NBR NM - 273:2002 - Segurança de máquinas - Dispositivos de intertravamento associados a proteções - Princípios para projeto e seleção.
NEMA - National Electrical Manufacturers Association (revisão de 18/06/2007). Disponível em
PRUDENTE, Francesco. Automação Industrial; PLC teorias e aplicações; 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
RAO, Singiresu. Vibrações mecânicas. 4 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.
SÁ, Elizabet D.; CAMPOS, Izilda M.; SILVA, Myriam B. C. Atendimento educacional especializado: Deficiência Visual, 2007. Disponível em:
WEG AUTOMAÇÃO. Soluções em Segurança: linha safety. Disponível em:
Palavras-chave
Com a simples submissão do artigo, os autores já aderem ao compromisso da plena conformidade do trabalho com os critérios técnicos, acadêmicos e científicos de originalidade. O descumprimento de quaisquer dos termos do compromisso de originalidade constitui plágio. Os autores desde já isentam as Faculdades Integradas Campos Salles de qualquer responsabilidade por lesão a direitos de terceiros.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.